Esta página é de interesse mais de professores; aqui, tratamos de dois temas bastante diferentes: o ensino da História da Matemática ( HM ) e o uso dessa para fins de ensino/aprendizado da Matemática. |
HM no congresso mundial ICME, Japão 2 000 Educators throughout the world have been formulating and conducting research on the use of history of mathematics in mathematics education. ICMI, the International Commission on Mathematics Instruction, has set up a Study on this topic, to report back in time to form part of the agenda at the next International Congress in Mathematics Education (ICME) in Japan in the year 2000. The present document sketches out some of the concerns to be addressed in the ICMI Study, in the hope that many people across the world will wish to contribute to the international discussions and the growing understandings reached in and about this area.
It is hoped that this discussion document will lead to a number of
responses and intimations of interest in contributing to the Study.
It will be followed by an invited conference (to be held in France
in April 1998), from which a publication will be prepared to appear
by 2000. |
Aprendendo matemática com a História Visto que as motivações, os métodos e instrumentos matemáticos disponíveis no passado eram muito diferentes dos atuais, achamos ser muito difícil querer ensinar matemática reconstruindo-a desde suas origens ou a partir de fontes primárias. A matemática atual é incomparavelmente mais fácil do que a do passado. Parafraseando Newton, podemos enxergar mais longe e com maior facilidade que nossos antepassados pois que estamos sobre seus ombros. Apesar disso, disponibilizamos as principais fontes defendendo esse tipo de ensino:
|
Ensino da História da Matemática A História da Matemática é disciplina obrigatória nos atuais currículos brasileiros de Licenciatura em Matemática. Dadas as enormes dificuldades de seu estudo, conforme já alertamos em páginas anteriores, é fácil ver o tamanho do problema que tem de resolver os professores de HM de pequenas universidades: isolamento, falta de bibliotecas, etc. Aqui, procuramos ajudar a minimizar essas dificuldades.
|