B E M   V I N D O !



A VARIEDADE DE PROFESSORES:

A massificação transformou o ensino numa paisagem pouco harmoniosa e serena. Nela convivem várias comunidades de professores, as quais frequentemente conflitam pois que tem concepções de matemática imensamente diferentes, bem como valores e objetivos bastante distintos:

  • a dos professores das primeiras séries do primário, formados em Cursos de Pedagogia em Faculdades de Educação
  • a dos envolvidos em cursos supletivos
  • a dos cursos profissionalizantes, principalmente em escolas técnicas
  • a dos voltados para a preparação aos vestibulares e concursos públicos
  • a do ensino "progressista" dos auto-denominados educadores matemáticos, os quais dividem-se em vários clãs, conforme a dosagem usada de construtivismo, multiculturalismo, feminismo, ambientalismo e outros ismos
  • a do ensino clássico, dos que ainda se envolvem com a demonstração de teoremas e até podem chegar a aproveitar a Revista do Professor de Matemática, da Sociedade Brasileira de Matemática
  • a do ensino desmotivado e mecanicista, que provavelmente representa a maioria dos professores em sala de aula
  • etc

NOSSA POSIÇÃO:

embora procurando o diálogo, lutamos intransigentemente por um ensino compatível com a concepção de matemática dos matemáticos produtores ( conforme a Sociedade Brasileira de Matemática, American Mathematical Society, Society for Industrial and Applied Mathematics e assemelhadas ), e a dos físicos, engenheiros e outros grandes usuários de matemática.

ALGUNS OBJETIVOS

que neste site, modestamente, procuramos ajudar a realizar:

  • que o professor saiba a matemática que ensina
  • que se ensine a demonstrar teoremas
  • que se ensine a resolver problemas matematicamente significativos
  • que se valorize o conhecimento, competência e talento matemático do aluno
  • que se dê boas notas apenas a trabalhos corretos e de boa qualidade matemática