MATH WARS: uma introdução |
visão panorâmica da guerra
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Em termos ideais, o ensino da Matemática deveria ser um trabalho em conjunto entre matemáticos produtores e dos grandes usuários de matemática ( físicos, engenheiros e outros cientistas ) de um lado, e professores com experiência de sala de aula e conhecimento dos aspectos psicológicos e sociais do outro lado. A responsabilidade maior dos produtores e dos usuários de matemática seria dizer que conteúdos devem ser ensinados, cabendo aos professores determinar quando esses conteúdos devem ser ensinados e conceber métodos para que esse ensino seja implementado com eficiência. Contudo, na prática as coisas tem sido muito diferentes. Por exemplo, as duas últimas grandes reformas do ensino primário e secundário foram:
São um tanto polêmicas as tentativas de dimensionar a difusão atual da Nova Nova Matemática, mas as idéias do NCTM começaram a ser discutidas pelo público, associações de pais e matemáticos profissionais quando o TIMSS, alguns anos depois, passou a divulgar seus estudos comparando o desempenho em matemática de alunos do primário e secundário em dezenas de países. Essas comparações deixaram os pais norte-americanos alarmados, pois que mostraram que seus filhos estavam bem abaixo da média internacional. As primeiras reações desses pais foram:
A partir do instante que surgiram os primeiros relatos desses estudos, começaram a haver acaloradas discussões sobre a proposta dos Standards, que rapidamente levaram a uma polarização em dois grupos:
Dada a posição irredutível dos partidários da Nova Nova Matemática, a discussão rapidamente virou o que se passou a chamar de Math Wars ( Guerra nas Matemáticas ), fazendo analogia brincalhona à famosa série de filmes Star Wars ( Guerra nas Estrelas ). O fato é que o conflito muito pouco de brincadeira tem mostrado: o Secretário de Educação americano ( cargo equivalente a nosso ministro da Educação e Cultura ) veio várias vezes se manifestar publicamente sobre o conflito, o mesmo ocorrendo com senadores americanos; frequentemente a televisão norte-americana traz publicidades defendendo a posição tanto de um como de outro lado do conflito; acrescente-se a isso pronunciamentos dos grandes orgãos congregando matemáticos profissionais ( American Mathematical Society, Society for Industrial and Applied Mathematics, Mathematical Association of America, etc ), etc. Nas páginas seguintes procuraremos dar mais detalhes sobre essas guerras, já adiantando que somos contrários à Nova Nova Matemática, seja em sua versão original, seja na versão brasileira dos Parâmetros Curriculares e de sua cobrança através do ENEM. |
versão: 03-set-1 999
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