Proposta para trabalhar com ângulos
O professor inicia a atividade dizendo para a turma que eles precisam
encontrar/buscar um livro (saco de balas, etc...) que está localizado
em algum lugar na sala (esse local é escolhido previamente pelo
professor); para isso os alunos precisarão preparar um mapa da sala
de aula partindo de um ponto inicial estipulado pelo professor e, antes
de atingir o objetivo final, precisarão passar por outros pontos
de referência (passar por esses pontos de referência significa
forçar o aluno a mudar de direção várias vezes).
Após a construção do mapa, para atingirem o objetivo,
os alunos constatarão que por várias vezes terão a
necessidade de mudar de direção. A questão é
saber QUANTO girar para a direta ou para a esquerda em cada caso. Nesse
momento surge uma visualização da real necessidade
da aplicação dos conhecimentos de ângulo, e de maneira
interativa, buscaríamos outros exemplos que poderão estar
incluídos entre os destacados abaixo:
_Para saber a direção a seguir ( aproveitando-se da própria
atividade sugerida na aula);
_Para instalar uma antena parabólica;
_Na construção civil (construção de rampas,
fachadas, contornos, etc.);
_No futebol, num jogo de sinuca;
_Na localização no mapa;
_Na navegação aérea, marítima e terrestre;
_Na arquitetura;
_Na astronomia.
Em seguida, vamos dispor a turma em duplas e então propor
a confecção de um relógio, por dupla, utilizando um
prato de papel, canudinhos e um percevejo.
Desenharemos a seguir um relógio no quadro e demonstraremos
que os ponteiros formam aberturas (ângulos) entre si.
Explicaremos o que é um ângulo (abertura) e quais são
seus elementos componentes.
Utilizando a posição de 3 e a de 9 horas explicaremos
o que é um ângulo reto e sua característica de possuir
medida de 90º. Citaremos os vários locais onde aparece, além
do relógio, como cantos de mesa, traves de gol, etc.
Conhecendo agora o ângulo reto, vamos identificar aqueles
cuja abertura é menor (agudo), e maior (obtuso), inclusive citando
o ângulo de meia-volta (raso), caracterizado pela abertura de 180º.
Vamos citar as unidades de medida (graus e radianos), e enfatizaremos
a mais comum que utilizamos (graus).
Apresentaremos o transferidor (tipos e graduações _180º
e 360º) e a maneira de utilizá-lo, de modo que os próprios
alunos possam, a partir de então, realizar medidas de alguns ângulos
que se formam no relógio, aprendendo a manusear o transferidor.
Poderemos também perguntar aos alunos a quantidade de graus contida
em uma circunferência, demonstrando, por fim, seu valor de 360º.
Aproveitando o momento, vamos citar os ângulos notáveis
(30º, 45º e 60º), propondo aos alunos buscarem posições
dos ponteiros em que eles aparecem.
Vamos expor aos alunos que podemos utilizar esse conhecimento no momento
em que precisarmos estimar o valor de um ângulo, por exemplo quando
não temos à mão um transferidor.
Utilizando como exemplo as posições em que ocorrem, no
relógio, os ângulos notáveis introduziremos o conceito
de ângulos congruentes.
Citaremos os casos em que dois ângulos são complementares
(somam 90º), suplementares (somam 180º), e replementares (somam
360º).
Para finalizar as atividades, proporemos dobraduras em uma folha A4.
Essa atividade, permitirá formar dois pares de retas paralelas
se interceptando transversalmente. Reforçaremos as marcas da dobradura
utilizando caneta e começaremos a medir os ângulos formados,
procurando descobrir características comuns (medidas) entre todos
os ângulos que aparecem na figura ao lado. |
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Introduziremos agora as posições relativas dos ângulos
(opostos pelo vértice, consecutivos, alternos).
Dado o desenvolvimento dessa atividade, podemos realizar constantemente
a avaliação da turma. Assim, evitamos a realização
de provas ou trabalhos de pouco significado construtivo. Poderemos, através
dessa aula interativa, formalizar as descobertas de nossos alunos, bem
como destacar todos os tópicos importantes que forem tratados.
Ângulos
Desenvolvendo Objetivos propostos
1º - Reconhecer a importância do trabalho com ângulos
em nosso cotidiano, compreendendo sua utilidade na resolução
de problemas (medidas de terrenos, distâncias, orientação,
etc.).
2º - Identificar os elementos de um ângulo (lados, vértice,
região interior e região exterior).
3º - Saber reconhecer um ângulo agudo, reto, obtuso, raso
(meia-volta) e nulo.
4º - Utilizar transferidor para medir a abertura de um ângulo.
5º - Identificar e classificar os ângulos notáveis
(30º, 45º, 60º, 90º e 180º).
6º - Estimar o valor de um ângulo visualmente através
do conhecimento prévio dos ângulos notáveis.
7º - Compreender o significado de congruência entre ângulos,
casos complementares, suplementares e replementares.
8º - Reconhecer as posições relativas dos ângulos
(adjacentes, consecutivos, opostos pelo vértice, correspondentes,alternos,
colaterais). |