Atividades Propostas
Estas atividades requerem conhecimentos prévios de geometria
espacial como: poliedros, prismas, pirâmides, esferas, arestas, volumes,
superfícies e outros. Além disso devem ser resolvidas em
grupos de 3 a 4 alunos, exceto na atividade 3 que devem ser resolvidas
em duplas.
Atividade 1: Exploração e observação
a) Material utilizado: sólidos confeccionados em massa
de modelar e faca. É importante que o material seja confeccionado
pelo professor para garantir seções aproximadas de figuras
descritíveis.
Cada grupo receberá um sólido e uma faca. Pede-se que
o sólido seja dividido em dois por um único corte. Serão
feitas observações sobre como foi feito o corte e o resultado
do mesmo. Nestas observações serão anotados itens
da seção gerais e específicos, além de observações
sobre os sólidos obtidos da divisão pelo corte. Cada grupo
deve apresentar suas observações e discuti-las com a turma.
Após esta atividade define-se seção plana
como interseção de um plano secante a um sólido e
esse sólido.
Exemplo: Suponha que um determinado grupo fez um corte meridional
em um cilindro circular reto.
Um possível relatório para a observação
seria:
- Descrição do corte: é um corte que passa
no centro da base e é perpendicular à base.
- Descrição da seção: É uma
figura plana conhecida. É um retângulo de lados 3cm
(diâmetro da base) e 5cm (geratriz do retângulo). A altura
do retângulo é a mesma do cilindro. A área é
15cm² e o perímetro é 16cm.
- Descrição dos novos sólidos: São
sólidos congruentes, com volume igual a metade do cilindro original
e área total igual a metade da área do cilindro original
mais a duas vezes a área do retângulo. |
É importante o professor auxiliar na confecção
do relatório para fatos importantes não serem esquecidos,
como a altura do retângulo ser a mesma do cilindro. Além disso,
durante a discussão com a turma podem surgir outras observações,
como a área total dos dois sólidos novos somada ser maior
que a área do cilindro original.
b) Material utilizado: Pares de sólidos confeccionados
em papel cartaz ou cartolina. Eles devem ser resultantes da decomposição
de outros sólidos por uma seção plana.
Cada grupo recebe um par de sólidos. Pede-se que unam os sólidos
“colando” as faces que podem ser justapostas. Serão feitas observações
sobre o novo sólido e a seção, ou seja, as “faces
coladas”. Os grupos apresentam suas conclusões e discutem com a
turma.
Exemplo: Suponha que um cubo secionado por um plano paralelo a uma
das faces passando pelo ponto médio de uma aresta origina um par
de sólidos e que um grupo os receba.
Um possível relatório para a observação
seria:
- Descrição do novo sólido: 1º - unindo as
faces quadradas obtemos um cubo. Este cubo tem área total igual
a duas vezes a área total de uma das partes menos duas vezes a área
do quadrado. 2º - unindo as faces retangulares obtemos um prisma retangular
reto. Sua área total é igual a duas vezes a área total
de uma das partes menos duas vezes a área do retângulo. Quando
unimos os quadrados não obtemos nenhuma figura nova nas faces, mas
quando unimos os retângulos uma nova face é criada: um retângulo
maior.
- Descrição da seção: 1º - secionando
um cubo por um plano paralelo a uma das faces passando pelo ponto médio
de uma aresta obtemos um quadrado. |
É importante novamente o professor salientar os pontos importantes,
como não ser preciso descrever que a seção passa por
quatro pontos médios. E podem surgir comentário dos colegas
como o volume de todos os novos sólidos serem iguais.
Devemos notar que nestas atividades é sempre possível
unir e separar as peças , não exigindo prever ou justificar
a previsão de seções e novos sólidos.
Atividade 2: Previsão e justificativa
Material utilizado: sólidos não separáveis confeccionados
em material transparente.
Cada grupo receberá um sólido e uma folha de questões
(específicas por sólido). As questões versarão
sobre previsão e justificativa de seções no sólido
dado. Os alunos deverão apresentar suas conclusões e discuti-las
com a turma.
Exemplo: Suponha que um grupo receba um cone circular reto.
Uma possível folha de questões com as respectivas respostas
seria:
1) Um plano corta o cone perpendicularmente à base passando
pelo vértice. Qual é a seção plana? Explique.
É um triângulo isósceles. Um lado é
o diâmetro da base do cone e os outros são a geratriz. Pois
quando um plano corta um cone desta forma deve passar pelo centro da base.
2) Pegue uma régua e meça o diâmetro da base e
a geratriz. Qual a altura do cone?
A geratriz mede 15cm e o diâmetro da base 10cm. Usando
o teorema de pitágoras podemos calcular a altura do cone que é
a raiz quadrada de 250.
3) Um plano corta o cone paralelamente à base passando pelo
ponto médio da geratriz. Descreva o corte de outra maneira e diga
qual é a seção.
Um plano corta o cone perpendicularmente à altura passando
pelo ponto médio da geratriz. A seção é um
círculo.
4) É possível calcular a área deste círculo?
Explique.
Sim, basta usar semelhança de triângulos. |
Note que nesta atividade ainda é possível manusear o sólido,
mas não separá-lo. A tarefa de prever seções
ainda possui um referencial concreto. Como o projeto visa o ensino médio
é preciso também prever sem esse referencial.
Atividade 3: Final
Não é necessário material concreto, será
resolvida apenas uma lista de exercícios como no exemplo.
Exemplos de exercícios:
1) Dois planos cortam um prisma hexagonal regular perpendicularmente
à base passando por vértices da base opostos.
a) Sabendo que o volume do prisma hexagonal é 30m³,
qual o volume dos maiores sólidos resultantes da separação
pelos cortes? (2/6)*30=10m³
b) Qual é a área lateral dos menores sólidos?
Metade da área lateral do prisma hexagonal.
2) Um tetraedro regular é secionado por um plano que passa
pelos pontos médios de quatro arestas. Qual é a seção
e qual seu perímetro?
É um quadrado de lado igual à metade da aresta do
tetraedro e portanto perímetro igual a duas arestas do tetraedro.
3) Secionando um cilindro circular por um plano que não
corte a base quais são as possíveis seções?
Elipses, particularmente círculos, se o corte for paralelo
à base. |
Procedimentos para avaliação
A avaliação pode ser feita ao final de cada atividade
de acordo com seu desenvolvimento ou utilizar a última lista de
exercícios como teste. |