Plano de aula: Congruência de triângulos

OBJETIVOS

Espera-se que com o estudo de Congruência de Triângulos o aluno saiba:
- Comparar triângulos através da observação de figuras geométricas;
- Estabelecer relações entre triângulos observando seus lados e ângulos;
- Indicar a congruência entre lados e entre ângulos de dois triângulos congruentes;
- Reconhecer os casos de congruência de triângulos;
- Verificar as propriedades dos triângulos utilizando os casos de congruência;
- Desenvolver um raciocínio geométrico diante de uma situação-problema, bem como a    capacidade de observação e representação geométrica;
- Resolver situações-problema que envolvam polígonos, utilizando congruência de triângulos.
- Reconhecer que os casos de congruência de triângulos não podem ser generalizados para outros polígonos como os quadriláteros, por exemplo.

PROCEDIMENTOS

1º Momento:

- Explicaremos a atividade que será proposta, através da apresentação de dois mosaicos coloridos formados por triângulos e quadrados (anexo 1). Explicaremos aos alunos que serão propostas três figuras semelhantes às que foram apresentadas para que sejam analisadas e coloridas conforme a congruência dos polígonos que às formam.

2º Momento:

- Entregaremos para cada dupla uma folha contendo um mosaico formado por quadrados, losangos e triângulos. (anexo 2a)
- Solicitaremos aos alunos que analisem a figura dada e pintem da mesma cor os polígonos que considerarem congruentes.
- Entregaremos agora uma folha (anexo 3) contendo questões referentes a figura dada anteriormente.
- Esperamos como solução a figura do anexo 2b.

Sugerimos apresentar neste momento o caso LLL de congruência de triângulos.
Seria importante ressaltar o fato de que mesmo tendo todos os lados com a mesma medida, o quadrado e o losango apresentados no mosaico não são figuras congruentes, portanto o caso LLL de congruência de triângulos é um dos casos que é específico deste polígono. Pode-se ainda dar ênfase neste fato com a apresentação de um “metro”, onde movimentando os seus lados formamos diversos polígonos diferentes, tanto côncavos como convexos.
 Pelo fato de haver triângulos retângulos nos cantos da figura apresentada, é recomendável apresentar, com o auxílio da mesma, o caso especial de congruência de triângulos retângulos. 
 

3º Momento:
 

- Distribuiremos para cada dupla uma nova folha contendo um mosaico diferente do anterior formado também por quadrados, losangos e triângulos. (anexo 4a)
- Solicitaremos novamente que os alunos analisem a figura dada e pintem da mesma cor os polígonos que considerarem congruentes.
- Neste momento entregaremos também uma folha (anexo 5) contendo algumas questões relacionadas com a figura dada.
- Esperamos como solução a figura do anexo 4b.

Neste momento pode-se introduzir os outros casos de congruência de triângulos. O caso ALA que diz que se dois triângulos que têm um lado e os ângulos adjacentes a esse lado respectivamente congruentes, então eles são congruentes, pois há no mosaico, triângulos isósceles ligados pelo lado da base. E o caso LAL, pois há na figura triângulos com lados iguais e ângulos opostos pelo vértice sendo com estes poderemos mostrar que se dois triângulos que têm dois lados e o ângulo compreendido por esses lados respectivamente congruentes então eles são congruentes. Para apresentar o caso LAAo, sugerimos o auxílio de um livro didático, pois é necessário a medida dos ângulos dos triângulos e os dos mosaicos não contêm medidas.
 

4º Momento:
 

- Distribuiremos para cada dupla uma nova folha contendo um novo mosaico diferente dos anteriores formado também por quadrados, losangos e triângulos. (anexo 6a)
- Solicitaremos novamente que os alunos analisem esta figura e pintem da mesma cor os polígonos que considerarem congruentes.
- Entregaremos uma nova folha (anexo 7) contendo algumas questões referentes a figura dada.
- Esperamos como solução a figura do anexo 6b.

Este momento será mais para fixação, pois já teremos apresentados os cinco casos de congruência de triângulos nos mosaicos anteriores.
 

5º Momento:

A partir da teoria que já apresentamos simultaneamente com as atividades práticas sugerimos a seleção de alguns exercícios relacionados com a congruência de triângulos, principalmente aqueles que estabelecem relações com outros conceitos, como por exemplo ponto médio de segmentos, bissetriz de um ângulo, segmentos perpendiculares a outros...

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