Mat01097- Seminário Integrador I - UFRGS

Prof. João Batista Carvalho

Exercício: otimização e aplicação a economia

Na disciplina de Cálculo, você certamente já estudou como encontrar e classificar máximos e mínimos de uma função $f(x)$ em um intervalo $I$, finito ou infinito. Ressaltaremos aqui aplicação à Análise Marginal, muito importante em economia.

A Análise Marginal, em economia, tem por objetivo encontrar níveis de produção ótimos de uma manufatura, que são aqueles que maximizam o retorno (lucro) da atividade produtiva, a fim de garantir que ela seja viável. Aqui $x$ será chamado de nível de produção. Muitas vezes, e por simplicidade, $x$ estará associado ao número de unidades manufaturadas de um produto em um determinado período de tempo fixado. Associados a $x$, consideramos

todas elas correspondentemente ao período de tempo estabelecido. Se todas as $x$ unidades forem vendidas, então
$\displaystyle L(x) = R(x) - C(x) $
e procuramos por máximos absolutos de $L(x)$ em algum intervalo que determine, e possivelmente restrinja, os níveis de produção $x$ possíveis. Apesar de $x$ normalmente ser uma variável que assume valores inteiros, temos dois caminhos possíveis para resolver o problema de otimização associado:
  1. consideramos $x$ como real na formulação e arredondamos ao inteiro mais próximo, se necessário, ao final do procedimento matemático desenvolvido na disciplina de Cálculo, que essencialmente procura entre os $x$ tais que $L'(x)=0$, entre outros possíveis;
  2. aplicamos a chamada Análise Marginal, que define as quantidades (derivadas) $R'(x)$ e $C'(x)$ como receita marginal e custo marginal, respectivamente. Essas quantidades são interpretadas como receita e custo que resultam da alteração do nivel de produção de $x$ para $x+1$. Níveis de produção ótimos $x^{*}$ são tais que $R'(x) \geq C'(x)$ para $x \leq x^{*}$ e $R'(x) < C'(x)$ para $x > x^{*}$;

Analisaremos a solução do seguinte problema, usando tanto a estratégia 1 quanto a estratégia 2.

Um atelier produz réplicas de quadros semi-famosos para um mercado de colecionadores. Os direitos autorais sobre determinada pintura custaram $10000$ unidades monetárias, ao passo que o custo para produção de cada réplica é de apenas $330$ unidades monetárias. Já para o preço unitário de venda $p$, quando maior o número $x$ de réplicas, muito menor é o valor pago pelos colecionadores. Estima-se que o preço unitário de venda para cada obra seja $p=3000-50 x$. Encontre o número ótimo de replicas, o respectivo preço unitário e o lucro máximo.


Solução:

Temos $R(x) = x \cdot p = x (3000-50x) $ , e $C(x) = 10000 + 330x$, o que implica

$\displaystyle L(x) = x(3000 - 50x) - 330x-10000 =
2670x - 50x^2 - 10000$
por causa da restrição do preço, claramente não vale a pena produzir mais do que $60$ réplicas, e portanto procuramos maximizar a função $L$ acima no intervalo $[0,60]$.

Estratégia 1:

$\displaystyle L'(x) = 2670 - 100x $
e então temos um único ponto crítico $x^{*}$ que verifica $2670-100x^{*} = 0 \Leftrightarrow x^{*} = 26.7$, que arredondamos para $x^{*} = 27$. Esse ponto crítico é um máximo local pelo Teste da Derivada Primeira (a função derivada troca de sinal, passando de positiva para negativa).

Para encontrar máximo absoluto em $[0,30]$: procuramos na tabela

$x$ $L(x)$
0 -10000
60 -330(60)-10000
27 25640
e temos $x^{*} = 27$ corresponde a $p=1650$, $L = 25640$.

Estratégia 2: Receita e custos marginais são, respectivamente:

$\displaystyle R'(x) = 3000-100x  ,  C'(x) = 330 $

e assim analisamos a tabela

$x$ $R'(x)$ $C'(x)$ $x$ $R'(x)$ $C'(x)$
1 2900. 330. 16 1400. 330.
2 2800. 330. 17 1300. 330.
3 2700. 330. 18 1200. 330.
4 2600. 330. 19 1100. 330.
5 2500. 330. 20 1000. 330.
6 2400. 330. 21 900. 330.
7 2300. 330. 22 800. 330.
8 2200. 330. 23 700. 330.
9 2100. 330. 24 600. 330.
10 2000. 330. 25 500. 330.
11 1900. 330. 26 400. 330.
12 1800. 330. 27 300. 330.
13 1700. 330. 28 200. 330.
14 1600. 330. 29 100. 330.
15 1500. 330. 30 0. 330.
e temos a solução $x^{*} = 26$, que corresponde a $p=1700$ e $L=25620$ unidades monetárias.



Joao Batista Carvalho 2013-07-08