PROJETO PICME - CNPq - OBMEP
Início 2009/1


Introdução sobre o tema

A determinação de área de figuras planas têm recebido atenção do ser humano desde os mais remotos tempos da Idade Antiga. Cientistas mais antigos, como Arquimedes de Siracusa (287-262 a.C), empenharam-se em desenvolver compreensão e satisfatória solução de alguns problemas que ainda hoje são relevantes. A demanda por medição de lotes de propriedade de terra (agrimensura rural ou mesmo urbana) certamente em muito influenciou o desenvolvimento de técnicas expeditas (simples e rápidas) para solução desse problema, bem como de problemas afins. Numa época onde a expressão matemática (raciocício) era muito mais primitiva do que hoje, pela ausência de uma linguagem (notação) adequada, mas sobretudo pela ausência de contexto matemático adequado (como pilares axiomáticos que somente um milênio depois seriam introduzidos por Rene Descartes - a.D 1598-1650 - sobre sistemas de coordenadas), tal expressão revelava-se por ser de natureza essencialmente geométrica, advinda da observação a olho nú das formas existentes na natureza.

Atualmente, além de nossas ferramentas de cálculo serem infinitamente mais avançadas, pelo advento das máquinas programáveis (computadores), nossas aplicações também o são: variando desde interpretação de imagens de radiologia e tomografia computadorizada, até imagens terrestres e marinhas coletadas por satélite, e distribuídas (representadas) na forma de arquivos de computador (bitmaps). Também de relevante importância, atualmente, é a determinação (cálculo) de áreas não-planas e volume de obstáculos, obtidos de imageamento tridimensional de terrenos (lotes) em relevo acidentado, ou mesmo de exames de tomografia computadorizada.


Objetivos e Metas

O objetivo deste projeto foi desenvolver uma ferramenta (aplicativo) que tenha acesso pela rede de mundial computadores (internet) e que implemente, na linguagem PHP, técnicas computacionais para cálculo aproximado de áreas de superfícies planas e não-planas, e de volumes de sólidos, uma vez que número suficiente de medições (pontos) são fornecidos pelo usuário. Alternativas como desenvolvimento usando ambientes concorrentes, como Javascript na versão cliente, também foram consideradas.


Bibliografia

[1] Wikipedia. A Enciclopédia Livre. http://pt.wikipedia.org, http://br.wikipedia.org, http//en.wikipedia.org

[2] Carl Boyer, ''História da Matemática'', Ed. Edgard Blucher, segunda edição, 2001.

[3] E. Butkov, "Física Matemática", LTC Editora, 1988.

[4] Manual do PHP. http://www.php.net/manual/pt_BR/

[5] Iezzi, G. et al. ''Fundamentos de Matemática Elementar''. 1-15. Ed Atual, São Paulo, 2005.

Veja o projeto em detalhe.

Este projeto foi interrompido (Mar 2010) por impedimento pessoal do bolsista. Aguarda nova adesão.

Treinamento feito e material desenvolvido aqui. links



Joao Batista Carvalho 2009-05-26, 2010-04-06