A realidade sócio-econômica de muitos estudantes da UFRGS muitas vezes impossibilita a ação desta universidade como elemento de transformação social, uma vez que o estudante não disponibiliza de computador ou software de uso acadêmico para complementar, como atividade extra-classe, o aprendizado tecnológico oferecido nas disciplinas de graduação.O objetivo desse projeto é reduzir essa exclusão, permitindo aos alunos usar laboratórios de ensino do Instituto de Matemática, sob o monitoramento de um bolsista atendente, em horários não utilizados pelas disciplinas.
Desde o início do mês de Junho, até o término do semestre 2005/1, e nesse primeira quinzena de aulas 2005/2, em média mais de 20 alunos foram atendidos, semanalmente, no laboratório A114 do Instituto de Matemática.Nessas ocasiões, de segunda a sexta das 18h as 22 h, os estudantes puderam usar:
- software de matemática licenciados para a UFRGS, como Matlab e Maple
- software de estatística licenciados para a UFRGS, como SAS, SPSS
- software navegadores para fazer pesquisas na internet
TOTAL DE ATENDIMENTOS EM 2005/1 | 116 (84,6 %) | MATEMÁTICA |
14 (10,2 %) | ESTATÍSTICA | |
137 | 7 (5,2 %) | OUTROS |