Os
artigos dispostos nesta página, dentro do possível,
estão disponibilizados em duas versões: em documentos
.doc zipados ou em documentos .pdf. Alguns links remetem para sites
com coletânea de artigos.
Para leitura dos artigos .pdf , é
preciso ter instalado no computador o programa Adobe Acrobat
Reader. Veja no link Ajuda
como fazer a sua instalação ou baixe-o diretamente
aqui.
Quando você clicar em um artigo do tipo .pdf, você poderá
ler o artigo on line ou salvá-lo em seu computador (usando
o botão direito do mouse).
Atigos disponíveis
A
aprendizagem da matemática em ambientes informatizados
- .doc
Maria Alice Gravina - acta do IV Congresso Ibero-americano de
Informática na Educação, Brasília, 1998.
Analisa ambientes informatizados que
apresentam recursos em consonância com o processo de aprendizagem
construtivista, o qual tem como princípio básico que
o conhecimento se constroe a partir das ações do sujeito.
A luz da teoria de J. Piaget são destacados alguns dos recursos
que dão suporte às ações do sujeito
e que conseqüentemente favorecem a construção
do conhecimento matemático.
Geometria
Dinâmica: Uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria
- .doc
Maria Alice Gravina - VII Simpósio Brasileiro de Informática
na Educação, Belo Horizonte, MG, 1996.
Analisa as dificuldades cognitivas
dos estudantes e apresenta a contribuição que os ambientes
em geometria dinâmica, apoiados em software como o Cabri-Geometre
e Geoplan, podem trazer à superação das dificuldades
encontradas pelos alunos. São apresentadas sessões
de trabalho realizadas como os alunos do 1osemestre do curso de
Licenciatura em Matemática da UFRGS, onde as estratégias
apresentadas evidenciam uma nova abordagem ao ensino e aprendizado
da Geometria.
Dynamic
Manipulation of Mathematical Objects - .doc
William Finzer and Nicholas Jackiw - Artigo apresentado em NCTM
Standards 2000 Electronic Format Group in June 1998.
Discute as interrelações
entre características dos ambientes em geometria dinâmica
e os processos de aprendizagem.
Capacitación
docente para la aplicación de la información en el
aula de geometría - .pdf
Herminia Azinian - acta do IV Congresso Ibero-americano de Informática
na Educação, Brasília, 1998.
Do ponto de vista da capacitação
docente se analisa o uso de Tecnologia em Informática (T.I.)
como ferramenta no ensino e aprendizagem de geometria.
São apresentados exemplos de atividades realizadas com programas
de geometria dinâmica.
Preface:
Making Geometry Dynamic - link
prefácio do livro Geometry
Turned On, que contém diversos artigos que tratam de atividades
desenvolvidas por professores utilizando-se de software de geometria
dinâmica, como o Cabri e Sketchpad.
Understanding
exponential growth with technology - .pdf
Jaime Carvalho e Silva - Departamento de Matemática,
Universidade de Coimbra, Portugal.
Através de comparações
gráficas dos crescimentos das funções exponencial
e potência, procura mostrar como alguns conceitos matemáticos
podem ser melhor aprendidos quando se faz uso de novas tecnologias.
Coletânea
de artigos sobre informática na educação
- link
São artigos de autoria de educadores
brasileiros, publicados no site do Programa Nacional de Informática
na Educação.
Relato
de Experiência: A Geometria I e o Cabri Géomètre
na Licenciatura em Matemática da UFRGS - .zip
Daniela Stevanin Hoffmann - I Congresso Sul-Brasileiro de Informática
na Educação - Áreas Exatas
Relata a utilização
do software Cabri-Géomètre na disciplina de Geometria
I e a oportunidade de explorar "desenhos em movimento"
através de atividades que provocam gradativa desenvoltura
em fazer demonstrações e da realização
de projetos de livre escolha, onde os alunos devem construir "mecanismos"
que tenham movimento regido por relações geométricas.
Articles-Michael
de Villiers - link
Artigos em inglês sobre educação
matemática do prof. M. de Villiers, em particular a questão
do ensino e aprendizagem da geometria, disponíveis para download.
|