Márcia Rodrigues Notare *
Maria Alice Gravina *
Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS

Nesta atividade vamos construir, inicialmente, retângulos de mesmo perímetro e observar o que acontece com a área ao mudar-se a forma do retângulo.

Depois vamos construir retângulos de mesma área e, da mesma forma, observar o que acontece com o perímetro.

 Vamos utilizar o software Cabri-Geometry que nos permite modificar as dimensões do retângulo, a partir de deslocamento de vértices.
 

Como construir vários retângulos de mesmo perímetro?

Para construir estes retângulos, fixamos um certo valor para o perímetro, ou seja, para a soma dos lados:

Perímetro = 2a + 2b, com a e b lados do retângulo.

Fixar o perímetro do retângulo significa manter fixa a soma dos lados a e b. Para isto, vamos construir um segmento AB e um ponto C móvel sobre este segmento:

Se tomamos AC e CB como lados do retângulo, teremos a soma de dois de seus lados fixa e igual à AB e o perímetro fixo igual à 2*AB. Ao movimentar o ponto C sobre AB obtemos diferentes medidas para os lados do retângulo, conservando o perímetro fixo.

Vamos então agora construir os retâgulos cujos lados são AC e AB:

 
Observe a variação da área do retângulo: 
  • para C próximo de A a área é quase zero 
  • conforme C se afasta de A a área vai aumentando 
  • a área atinge seu maior valor no quadrado 
  • conforme C se aproxima de B a área vai diminuindo 
  • Como é "lei"desta função ? 
 
 

Como construir diversos retângulos de mesma área?

Para fixar um valor de área do retângulo, precisamos fixar o produto de seus lados, pois, como sabemos,

Área = a . b, com a e b lados do retângulo

Mas como construir geometricamente um produto constante?

Para isto vamos usar o seguinte teorema:
 

Se duas cordas AB e CD de um círculo  
se interceptam em um ponto P, o produto  
PA . PB é igual ao produto PC . PD 

A partir deste teorema podemos construir retângulos de mesma área. Basta seguir a construção abaixo:

Podemos agora construir o retângulo:

 
 
 
O gráfico ao lado nos dá a varição do perímetro do retângulo em 
função da distância de A à P. Algumas perguntas que podemos 
nos colocar: 
 
 
  • quando o perímetro é mínimo ? 
  • quando o perímetro é máximo? 
  • como é a "lei" desta função ? 
 
 
 
  Ao final desta atividade deve ter se tornado claro que não existe relação funcional entre perímetro e área de retângulos. Para os alunos isto nem sempre é claro, o que se reflete quando fazem afirmações do tipo "se aumenta a área aumenta o perímetro" ou o contrário "se aumenta o perímetro aumenta a área".

Conforme vimos:

  • para um dado valor de perímetro podemos associar diferentes valores de área de retângulos
  • para um dado valor de área podemos associar diferentes valores de perímetros de retângulo.


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Márcia Rodrigues Notare é licenciada em Matemática e mestranda em Informática na Educação, Instituto de Informática-UFRGS.
Maria Alice Gravina é professora do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, mestre em Matemática pelo IMPA-CNPq e aluna do programa de doutorado em Informática na Educação-UFRGS