![]() TANGRAM E O CABRI GEOMETRY Cristiane Edna Camboim * Cristiano da Silva Quadros* Luciane Rittes Ribeiro * |
Origem do Tangram: |
O quebra-cabeça Tangram pode ter até mais de 4000 anos de idade, dependendo de qual fonte você consultar: várias correntes de pesquisa debatem-se até hoje nesta controvérsia. Até mesmo a origem do nome "Tangram" não é muito clara, mas todas as correntes concordam num ponto: a origem chinesa do Tangram. Sam Lloyd (um especialista americano em quebra-cabeças) produziu uma versão adulterada para a origem do Tangram na qual declarava que o quebra-cabeças tinha sido criado há 4000 anos atrás pelo deus Tan. Uma outra versão diz que um chinês chamado Tan deixou cair uma tábua quadrada de argila, a qual teria se partido em sete pedaços. Enquanto tentava juntá-los para formar novamente o quadrado, teria composto várias outras formas. Independentemente de qual versão para a origem do Tangram é a verdadeira, desde há muito tempo centenas e centenas de formas têm sido registradas em vários livros. O desafio do quebra-cabeças é recompor estas formas mudando as sete peças de posição. O quebra-cabeça Tangram e muitos outros quebra-cabeças bidimensionais similares tornaram-se bastante populares no final do século XVIII e no início do século XX. |
Construção do Tangram: ![]() 1. A partir de um quadrado ABCD, traça-se a sua diagonal DB, marca-se o seu ponto médio O e traça-se uma perpendicular a DB em O passando por A. |
Construção do Tangram no Cabri:Com as instruções abaixo vamos construir as peças do Tangram de forma tal que sobre cada uma delas podemos aplicar movimentos de translação e rotação. Com estes movimentos sobre as peças, estamos prontos para brincar com um Tangram virtual. O processo de construção das peças é interessante no seu aspecto matemático. Se o seu interesse é brincar logo com o Tangram virtual, arquivo do Cabri com as peças já prontas pode ser obtido aqui ![]()
6. Paralelogramo (peça 7) de lados maiores igual à hipotenusa dos triângulos 3 e 4, e de lados menores iguais ao lado do quadrado. A altura deste paralelogramo é igual ao segmento AB. |
Atividade:Para resolver as atividades abaixo temos que "tomar consciência" dos movimentos que devemos aplicar as peças do Tangram, e isto nos exige um domínio dos conceitos geométricos de translação e rotação, o que não se apresenta de forma tão explícita quando brincamos com o Tangram concreto. Sob o ponto de vista de aprendizagem, este é um aspecto que torna interessante a brincadeira com o Tangram virtual.
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Observe qual a relação destes com o quadrado formado por todas as peças.
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