Cristiano De Angelis*
Jorge Cunha*
Reinaldo da Cruz Duarte *
Curso de Licenciatura em Matemática
da UFRGS
INTRODUÇÃO
Acreditamos que o ensino de geometria deve fornecer experiências que permitam o aprofundamento da compreensão dos alunos acerca das formas e conceitos geométricos, bem como suas propriedades, com ênfase na sua larga aplicabilidade na atividade humana.
O software sketchpad permite aos alunos, num ambiente motivador, criar
e manipular, através de situações que simulam a construção
com régua e compasso, conceitos e formas geométricas, nas
quais podem formular conjecturas e testar os seus ensaios, auxiliados pela
visualização. Com isso desenvolvem a capacidade para descrever
e responder a questões acerca dos fenômenos naturais e físicos.
A partir desta motivação sugerimos duas atividades de construção com o uso do sketchpad, selecionadas a partir do livro Matemáquinas, de Brian Bolt, que apresenta inúmeras situações problema capazes de motivar os alunos à construção de mecanismos articulados, nos quais desenvolvem os conceitos geométricos.
As atividade selecionadas para introduzir o uso do software simulam o movimento de dois modelos de limpadores de pára-brisas que podem ser facilmente construídos com o auxílio de um monitor.
Para auxiliar na construção destes mecanismos elaboramos um roteiro que apresentamos a seguir:
1) rápida apresentação do software;
2) comentários dos principais conceitos envolvidos
nas atividades propostas;
3) comentários sobre os recursos e comandos
utilizados;
4) a construção propriamente dita.
ATIVIDADES:
1) A escova PQ de um limpa pára-brisas de um automóvel tem 36 cm de comprimento e está ligada a um braço de 36 cm que descreve um movimento de vaivém, circular, de amplitude igual a 140º, desde um ângulo de 40° até à horizontal e volta, como se pode ver na figura. Supondo que B é o ponto médio de PQ.
a)Você seria capaz de construir no sketchpad o mecanismo da figura e calcular a área da superfície varrida pela escova, com um erro inferior a 1cm2?
b) Você seria capaz de construir um gráfico da função área x ângulo a partir do mecanismo do item anterior?
* Aividade desenvolvida pelos licenciandos Cristiano de Angelis, Jorge Cunha e Reinaldo da Cruz Duarte na disciplina Computador na Matemática Elementar II em 1999/1, sob a orientação da prof. Maria Alice Gravina.