PARÁ-BRISA DE CARROS E O SKETCHPAD

 Cristiano De Angelis*
Jorge Cunha*
Reinaldo da Cruz Duarte *
Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS

 

INTRODUÇÃO

Acreditamos que o ensino de geometria deve fornecer experiências que permitam o aprofundamento da compreensão dos alunos acerca das formas e conceitos geométricos, bem como suas propriedades, com ênfase na sua larga aplicabilidade na atividade humana.

O software sketchpad permite aos alunos, num ambiente motivador, criar e manipular, através de situações que simulam a construção com régua e compasso, conceitos e formas geométricas, nas quais podem formular conjecturas e testar os seus ensaios, auxiliados pela visualização. Com isso desenvolvem a capacidade para descrever e responder a questões acerca dos fenômenos naturais e físicos.
 

A partir desta motivação sugerimos duas atividades de construção com o uso do sketchpad, selecionadas a partir do livro Matemáquinas, de Brian Bolt, que apresenta inúmeras situações problema capazes de motivar os alunos à construção de mecanismos articulados, nos quais desenvolvem os conceitos geométricos.

As atividade selecionadas para introduzir o uso do software simulam o movimento de dois modelos de limpadores de pára-brisas que podem ser facilmente construídos com o auxílio de um monitor.

Para auxiliar na construção destes mecanismos elaboramos um roteiro que apresentamos a seguir:

1)    rápida apresentação do software;
2)    comentários dos principais conceitos envolvidos nas atividades propostas;
3)    comentários sobre os recursos e comandos utilizados;
4)    a construção propriamente dita.
 

ATIVIDADES:

1)    A escova PQ de um limpa pára-brisas de um automóvel tem 36 cm de comprimento e está ligada a um braço de 36 cm que descreve um movimento de vaivém, circular, de amplitude igual a 140º, desde um ângulo de 40° até à horizontal e volta, como se pode ver na figura. Supondo que B é o ponto médio de PQ.

    a)Você seria capaz de construir no sketchpad o mecanismo da figura e calcular a área da superfície varrida pela escova, com um erro inferior a 1cm2?

    b) Você seria capaz de construir um gráfico da função área x ângulo a partir do mecanismo do item anterior?

    Clique para ver o mecanismo em movimento
     
    2)    O limpa pára-brisas de um carro tem escova de 40 cm acionadas por intermedio de uma barra AB que mantém sempre a escova em posição vertical. O braço AB tem 48 cm de comprimento; oscila para a direita e para a esquerda, mantendo nos extremos um ângulo de 60º com a vertical.
Você seria capaz de construir o mecanismo da figura com o auxílio do sketchpad e explicar:
a)    Por que tanto P como Q deslocam-se segundo arcos de círculo com 48 cm de raio;
b)    Como calcular a área varrida pela escova.
Clique para ver o mecaninsmo em movimento
 
 
 
 
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* Aividade desenvolvida pelos licenciandos Cristiano de Angelis, Jorge Cunha e Reinaldo da Cruz Duarte na disciplina Computador na Matemática Elementar II em 1999/1, sob a orientação da prof. Maria Alice Gravina.