INVERSOR DE PEAUCELLIER


Definimos uma transformação geométrica como sendo uma correspondência, um a um, entre pontos de um mesmo plano ou de planos diferentes.

Queremos aqui estudar uma transformação especial, a inversão. Esta transformação quando aplicada sobre pontos de uma circunferência transforma estes em pontos de uma reta. O instrumento que apresentamos anteriormente, o inversor de Peaucelier realiza esta transformação: transforma um movimento circular num movimento retilíneo.

Inversão:
Dada uma circunferência c, de centro O e raio r, e um ponto Q, definimos o inverso de Q em relação à circunferência c como sendo o ponto P na semi-reta OQ tal que as razões OQ / r e r / OP sejam iguais.

Podemos entender esta igualdade de razões da seguinte forma: dado um ponto Q determinamos a razão entre os segmentos OQ e r (que na figura abaixo é aproximadamente 1 : 2); o ponto P, associado a Q na semi-reta OQ, deve ser tal que a razão entre o raio e o segmento OP seja a mesma razão já determinada (que estimamos ser aproximadamente 1:2).

r é raio da circunferência



Não é difícil construir pontos Q e P inversos um do outro com régua e compasso. A figura abaixo sugere como fazer isto, e para identificar a igualdade entre as razões, basta olhar para a semelhança dos triângulos OSQ e OS'B e marcar P na reta OQ tal que OP tenha a mesma medida de OS'.


Atenção, a inversão não nos diz que para qualquer trajetória percorrida por Q, a de P será uma reta.

MAS... Podemos ir ainda mais adiante:

Se Q percorrer uma circunferência c2 de centro O', passando por O, P percorrerá uma reta r !

E mais, a reta r é perpendicular a OO' !

Confira esta propriedade !!


Vamos entender agora por que o inversor de Peaucellier realiza uma inversão.

Para isto precisamos deixar claro os princípios de construção do instrumento:

Observe a figura.


  • Uma terceira haste O´Q, tal que OO'= OQ.

  • Hastes AP, PB, BQ, QA, de modo que o quadrilátero APBQ seja losango.

  • Construiu-se duas hastes OA e OB de mesma medida.

  • Q percorre uma circunferência.

Para que o instrumento realmente funcione, isto é, realize uma inversão de pontos de c, é preciso que OQ . OP = constante. Chamaremos tal constante de r2.
Se você estiver interessado em saber a matemática que 'está por trás' disto, clique aqui.