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Criado
por Vitor Duarte Teodoro vdt@mail.fct.unl.pt
Colaboração de João Paulo Duque Vieira e Filipe Costa
Clérigo
CopyrigthÓFaculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade
Nova de Lisboa
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O
Modellus é uma ferramenta de modelagem, simulação e
cálculo. Permite que professores e alunos estudem fenômenos
físicos, químicos, biológicos, econômicos, entre
outros, descritos através de "modelos matemáticos".
Pode ser utilizado tanto no ensino básico como no médio ou
até mesmo no superior, pois compreende
desde conceitos bastante simples, como a proporcionalidade, até tópicos
mais avançados, como a resolução
de um sistema de equações diferenciais ordinárias.
Excelente ferramenta para professores, em especial os de matemática,
que pretendem trabalhar num contexto interdisciplinar ou que estejam querendo
despertar nos alunos o interesse pela ciência.
O Modellus apresenta diversas formas de visualização dos resultados
tais como gráficos, animações e tabelas. Aprendendo
a lidar com essas ferramentas, professores e alunos terão um importante
aliado no processo
de ensino-aprendizagem.
A versão 1.11 já conta com diversos exemplos na física,
química e matemática, além de uma pasta com diversas
imagens que podem ser utilizadas nas animações.
O Modellus permite que estudantes interajam com os fenômenos que estão
sendo estudados de forma dinâmica, ao contrário da forma estática
que estamos acostumados a lidar em sala de aula.
Para preparar um modelo, é necessário apenas que se digite
as equações matemáticas da mesma forma
que elas são escritas no caderno (obedecendo certas normas
como veremos adiante) e que se selecione
a forma de visualização dos resultados. |
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MENU |
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O menu apresenta
os seguintes itens: Modelo, Janelas, Casos e Acerca.
Cada item, abre para novas ações, conforme especificado
abaixo: |
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Modelo |
Novo |
Prepara
o Modellus para que seja criado um novo modelo |
Ler |
Abre
os diretórios onde se encontram os arquivos, modelos |
Gravar |
Salva
o modelo |
Gravar
como |
Salva
o modelo (com nome de no máximo 8 caracteres) |
Password |
Insere
uma senha de segurança no modelo |
Sair |
Abandona
o programa |
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Janelas |
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Modelo |
Torna
visível a janela Modelo |
Condições |
Torna
visível a janela Condições |
Novo
gráfico |
Adiciona
um gráfico ao modelo |
Nova
animação |
Adiciona
uma animação ao modelo |
1
Modelo |
Ativa
a janela Modelo |
2
Controlo |
Ativa
a janela Controlo |
3
Condições |
Ativa
a janela Condições |
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Casos |
Acrescentar |
Acrescenta
até 5 casos e condições iniciais ao modelo |
Remover
último |
Remove
o último caso da janela Condições
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Acerca |
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Apresenta
a versão do Modellus |
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MODELO |
É
nesta janela que escrevemos as equações matemáticas
de descrevem o fenômeno a ser estudado.
Só
é possível ter uma única janela deste tipo. |
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As equações
devem obedecer a seguinte sintaxe:
1. Cada linha
deve ter uma única expressão com uma única variável
dependente e uma única variável independente. O Modellus
considera t, por convenção, como variável
independente, mas isto pode ser alterado acionando-se o botão Opção
na janela Controlo e nomeando outra variável.
2. As variáveis
só podem conter caracteres alfanuméricos, começando
por letra, sem espaços nem
acentos. Há distinção entre letras maiúsculas
e minúsculas.
3. Para escrever
potências pressione a tecla ^ ou o primeiro botão
da janela Modelo. Se o expoente
tiver uma expressão, esta deve ser escrita entre parênteses.
4. Para escrever
raiz quadrada pressione a tecla # ou o segundo
botão da janela Modelo. Se o
radicando tiver uma
expressão, ela deve ser escrita entre parênteses.
5. As frações
são escritas pressionando-se a tecla /. Se o numerador e/ou
o denominador contiverem
uma expressão, devemos indica-la entre parênteses.
6. A multiplicação
é indicada pela tecla * e deve sempre ser escrita.
7. Os números
pi e e são obtidos escrevendo-se "PI" e "e"
ou pressionando-se os respectivos botões
PI e e da janela Modelo.
8. As funções
devem ser escritas de modo explícito, como, y = cos(t), por exemplo.
9. Para calcular
a variação de qualquer variável, utiliza-se o botão
D da janela Modelo ou pressiona-se
a tecla %.
10. Para calcular
a derivada de uma função, esta deve ser definida anteriormente.
11. Pode-se
calcular derivadas de derivadas, derivando a variável
que corresponde à derivada de
ordem inferior.
12. Uma equação
diferencial deve ser escrita como taxa instantânea de variação
igual a uma expressão, variável ou parâmetro.
13. Para escrever
comentários na janela Modelo, começar a linha com
;.
14. Para interpretar
um modelo, pressiona-se o botão Interpretar, na janela Modelo.
A atribuição
de valores aos parâmetros e aos valores iniciais só pode
ser feita depois do modelo ser interpretado.
Se houver algum erro na sintaxe do modelo que foi digitado, o Modellus
dará uma mensagem de erro.
15. As variáveis
e parâmetros são escritos em itálico na cor verde,
os números e operadores em preto
e as funções em negrito.
Algumas funções são reconhecidas pelo Modellus, como:
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função |
descrição |
função |
descrição |
sin(
) ou sen( ) |
seno |
arctan(
) |
arco
tangente |
cos(
) |
co-seno |
ln(
) |
logaritmo
natural |
tan(
) |
tangente |
log(
) |
logaritmo
decimal |
sec(
) |
secante |
rnd(
) |
número
aleatório |
arcsin(
) ou arcsen( ) |
arco
seno |
abs(
) |
valor
absoluto |
arccos(
) |
arco
co-seno |
11 |
11 |
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Da mesma forma,
existem algumas instruções reconhecidas: |
instrução
(exemplo) |
descrição |
if
(t < 10) then (x = 2) |
Se
a variável t for menor que 10, então a variável
x é 2. Note que se não existir outra instrução,
a variável x será sempre 2. |
if
(t > 10) then (a = 0.5) |
Se
a variável t for maior que 10, a variável a é
0,5. |
if
(t == 10) then (x = 1) |
Se
a variável t for igual a 10, a variável x é 1. |
If
(t <> 10) then (a = 3) |
Se
a variável t for diferente de 10, a variável a é
3. |
if
(t >= 10) then (x = 5) |
Se
a variável t for maior ou igual a 10, a variável x é
5. |
if
(t <= 10) then (a = 0.5) |
Se
a variável t for menor ou igual a 10, a variável a é
0,5. |
if
(t > 10) and (r > 5) then (x = 3) |
Se
a variável t for maior que 10 e a variável r for maior
que 5, a variável x será 3. |
if
(t > 10) or (r > 5) then (x = 3) |
Se
a variável t for maior que 10 ou a variável r for maior
que 5, a variável x será 3. |
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CONDIÇÕES |
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Esta
janela permite atribuir valores às variáveis e aos parâmetros
do modelo, bem como aos valores iniciais das variáveis independentes
e das variáveis que estão sendo integradas ou iteradas.
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1.
Somente depois de acionar o botão Interpretar na janela
Modelo é que surge na janela Condições
as variáveis
e os parâmetros considerados no modelo.
2. Por convenção,
o Modellus atribui sempre o valor zero às variáveis e parâmetros.
Porém, se houver necessidade, esse valor pode ser alterado,
digitando-se o valor desejado na caixa
da respectiva
variável ou parâmetro.
3. Nesta janela
podem ser criados até cinco casos, ou seja, até cinco conjunto
de valores.
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CONTROLO |
Esta
janela permite a interpretação do modelo.
Assemelha-se um painel de videocassete ou de um gravador.
Possui botões para começar, suspender, continuar, parar,
voltar ao valor inicial, ir até o valor final e repetir.
É a única janela que fica
sempre visível. |
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1. O botão
Opções... permite:
* designar a variável
independente, isto é, se você desejar que a variável
independente não seja designada por t.
* definir
o intervalo que a variável independente pode assumir (limites mínimo
e máximo).
* definir
o passo da variável independente.
* definir
a precisão dos valores apresentados nas várias janelas (casas
decimais).
* escolher
a forma de exprimir os ângulos (radianos ou graus).
* indicar
se o modelo é iterativo, ou seja, um modelo sem nenhuma variável
independente explícita.
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GRÁFICOS |
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Esta
janela permite que se construa gráficos em duas dimensões
num eixo de coordenadas cartesianas. |
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1.
O eixo vertical é designado por y
e o eixo horizontal, por x.
2. Por
convenção, o eixo horizontal representa a variável
independente t. Mas isto pode ser alterado, clicando-se no botão
da barra de rolagem indicativa do eixo x. Note que a variável independente
(na janela Controlo) deve ser a mesma variável representada
no eixo x. Neste eixo, só pode ser representada
uma única variável.
3. O eixo y
representa a variável independente. Pode-se representar mais do
que uma variável no
eixo y, utilizando-se a tecla Shift ou Ctrl em conjunto
com o botão esquerdo do mouse.
4. Os
gráficos podem ter escala automática (por convenção)
ou escalas iguais nos dois eixos. Podem apresentar linhas de chamada e
podem ser de pontos.
5. O botão
Ajustar permite que você visualize o gráfico em todo
o domínio de definição do mesmo,
ou seja, dentro dos limites estipulados na janela Controlo.
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ANIMAÇÕES |
A
janela de animações tem botões para criar partículas
(objetos) que se movem, imagens que
mudam de dimensões, vetores, barras
horizontais e/ou verticais, ponteiros que giram, gráficos,
valores, colocar textos ou imagens e definir o fundo. |
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1.
Pode-se abrir até três janelas de animações
no modelo.
2.
Para redimensionar a janela de animações, utiliza-se o botão
esquerdo do mouse.
3. Pode-se
inserir uma imagem no lugar de uma partícula (objeto), bastando,
para isso, selecionar a
imagem desejada na lista de imagens disponíveis na versão
1.11.
4. Na animação
lápis (gráfico) não se pode representar mais de uma
variável em cada eixo.
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TABELAS |
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Esta janela permite
acompanhar a um determinado intervalo todo o comportamento do modelo. |
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1. Pode-se
abrir até três tabelas no modelo.
2. Para visualizar
várias variáveis utiliza-se a tecla Ctrl ou Shift
em conjunto com o botão esquerdo
do mouse.
3. Para melhorar
a precisão dos resultados, pode-se aumentar o número de
casas decimais na janela Controlo botão Opções.
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