A Matemática como Ferramenta de Conscientização

    Débora da Silva Soares

Professora formada pela UFRGS (2006/2)

Mestranda em Matemática Pura - UFRGS

Veja lâminas de apoio

    Hoje a humanidade vive um de seus maiores desafios ambientais: o Aquecimento Global. Mais do que isso, vive o desafio de lidar com a enorme responsabilidade de fazer parte deste processo, visto que suas atitudes colaboraram e colaboram até hoje para o aumento e a aceleração deste efeito natural.

    O alerta foi dado pelos cientistas há 30 anos, mas todos nós pensamos que era uma brincadeira. Doce ilusão... As conseqüências já estão sendo sofridas e as previsões não são nada animadoras. Mas nós podemos reverter este quadro se trabalharmos juntos e tomarmos consciência do efeito de nossas escolhas diárias no âmbito global.

    Cada uma das pequenas atitudes que executamos durante nosso dia tem reflexos importantes neste processo de aquecimento do planeta. Andar de carro, gastar energia, recolher o lixo, consumir água, consumir alimentos, utilizar embalagens, são exemplos de atividades comuns e diárias em nossas vidas e que têm influências no meio ambiente.

    Nós, professores e educadores, temos a missão de ensinar aos nossos alunos determinados conteúdos mas muito mais importante (ao meu ver) é ensiná-los a aprender, a pensar, a analisar e criticar as atitudes da humanidade e suas conseqüências. Ensiná-los da importância da paz, do amor, da solidariedade, da ajuda o próximo e da necessidade de preservar o planeta e conviver harmoniosamente com a natureza. Não precisamos ser professores de ciências ou filosofia para isso! Todos nós, educadores, independente da área de ensino em que atuamos temos meios de realizar esta tarefa tão importante!

    Por isso, este trabalho está sendo desenvolvido. O intuito é mostrar como a matemática pode ser utilizada como um meio de conscientizar a galerinha da necessidade de agirmos e escolhermos bem nossas atitudes. E, como tema central deste trabalho, está este nosso desafio: o Aquecimento Global.

    Abaixo, estão sendo propostos alguns problemas pensados por mim a partir de dados extraídos de revistas. São problemas simples, que podem ser trabalhados na escola com o objetivo de mostrar aos alunos que eles, seus pais, seus irmãos, seus avós, seus vizinhos, enfim, todo nós temos uma parcela de responsabilidade neste processo todo.

   Lembre-se de que esta é apenas uma sugestão de problemas. Você pode criar mais problemas ou desenvolver outras atividades em cima deste tema (ou de outros também)!

    Vamos todos trabalhar juntos para vencer este desafio!!

 

01. “Cada pessoa produz entre 300 gramas e 1 quilo de lixo por dia. Mas alguns países contribuem mais. Em 2003, somente os Estados Unidos geraram 236 milhões de toneladas apenas em lixo doméstico. Os aterros sanitários estão saturados. O índice de reciclagem ainda não é o bastante. Os EUA reciclam só 30% de seus resíduos.” Fonte: Revista Época, Outubro/2006.

 

Maria produz, em média, 500 gramas de lixo por dia. Ao descobrir que se reduzisse sua produção de lixo em 10% ao final de um ano ela  poderia evitar de jogar na atmosfera 550 quilos de dióxido de carbono, resolveu mudar seus hábitos e passou a produzir, em média, 300 gramas de lixo por dia. Ao final de um ano, quantos quilos de CO2 ela terá evitado lançar na atmosfera?

 

02. “Uma mistura de gases poluentes produzidos por indústrias, automóveis e queimadas está levando a Terra a acumular mais calor do Sol. Nos próximos cem anos, a temperatura média deverá subir entre 1,4 e 5,8 graus Celsius. O derretimento das geleiras e a expansão térmica da água farão o mar subir até 25 metros.” Fonte: Revista Época, Outubro/2006.

 

João usa o carro de segunda à sexta para ir ao trabalho. Ele percorre, em média, 24 km por dia, gastando aproximadamente 3 litros de combustível diariamente. Sabendo que para cada litro de gasolina economizado, João evitaria lançar na atmosfera aproximadamente 3 quilos de dióxido de carbono (CO2), qual a quantidade deste gás João deixaria de jogar na atmosfera se não usasse o carro duas vezes na semana?

        

03. “A erosão e o uso inadequado estão secando alguns dos principais rios do planeta, como o Amarelo, na China, e o Colorado, nos Estados Unidos. Em média 18% da população mundial tem de andar mais de 1 quilômetro a pé para buscar água. Para alimentar 1,1 bilhão de pessoas, a Índia retira mais água do subsolo do que as chuvas conseguem repor.”

 

Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo desperdiça 0,0005325 litro de água por segundo. Quantos litros de água serão desperdiçados se a torneira permanecer aberta durante um dia inteiro?

                  

 

* Em seguida está uma lista de mais alguns dados sobre situações do dia-a-dia em que estamos envolvidos. Você pode pesquisar um pouco mais e conseguir mais dados para criar outras atividades e problemas:

 

ð Racionalize o uso de sacolas plásticas em lojas e supermercados (elas são um verdadeiro veneno para o meio ambiente) e reduza o consumo de embalagens. Comprar produtos a granel ajuda a diminuir este consumo. Os novos materiais como papéis plastificados dificultam a degradação natural e também a reciclagem. 

Evite utilizar materiais descartáveis. O copo plástico, por exemplo, demora 50 anos para se decompor na natureza!

            

ð Diminua em dois graus a temperatura de aquecedores, no inverno. Aumente dois graus o ar-condicionado no verão. Evitará, por ano, 990 quilos de dióxido na atmosfera.

 

ð “Se continuar no ritmo atual, em 2090 não haverá mais matas nativas. Nos últimos cinco anos, sumiram mais de 36 milhões de hectares de floresta no mundo. As maiores perdas foram na África, com redução de 3,2% da área total somente neste período. O desmatamento no norte da China é tão intenso que agrava inundações nas cidades da região.” Fonte: Revista Época, outubro/2006. 

Sabe-se que no município de São Paulo, a diferença de temperatura entre as áreas rurais e as menos arborizadas chega a 10 graus Celsius.  

Uma única árvore é capaz de absorver uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de toda a vida.

                               

ð “Consuma menos carne. A pecuária bovina é a maior responsável pelo desmatamento no Brasil. Além disso, a produção de suínos e aves consome grande parte da produção de grãos, o que pressiona as florestas. A suinocultura também é responsável pela contaminação de rios, lagos e represas. Um porco produz dejetos equivalentes aos de oito seres humanos. Boa parte dos peixes e produtos marinhos é capturada por meio de técnicas predatórias, como o arrastão, e 30% do que vem na rede é jogado fora.” 

O metano é outro gás causador do efeito estufa. Ele tem um tempo de vida de 12 anos, enquanto o gás carbono permanece ativo por um século e existe em maior quantidade na atmosfera. Porém, cada molécula de metano é 23 vezes mais eficaz em aquecer o planeta do que a de gás carbônico. As emissões de metano são causadas por fenômenos naturais e também pelo homem. 

O gado envia 80 milhões de toneladas anuais de metano para atmosfera durante a ruminação. E o esterco acrescenta 25 milhões de toneladas. Cerca de 28% das emissões mundiais deste gás vem da pecuária.