ATIVIDADES GUIADAS
                     

RÉGUA E COMPASSO - Construção da macro de translação

O primeiro passo é construir um vetor:

-Clique no ícone: 'Segmentos como vetores' e depois no ícone 'Segmento'. E crie o vetor s1 que passa pelos pontos P1 e P2:

             
 

- Ponto P3 : este é o ponto que iremos transladar.

   
 

- Reta l1 passando por P1 e P3.
- Reta p1 paralela a l1 passando por P2.

 
                     
 

- Circunferência c1 com centro em P2 e raio de P1 a P3.
- Ponto I1 na interseção de c1 e p1

O ponto I1 é a translação do ponto P3 pelo vetor s1.

 


Agora clicamos no ícone : 'Parâmetros de macro/objetos/definições' e selecionamos o parâmetro de macro: o ponto P3. Clicamos novamente e selecionamos o alvo de macro: o ponto l1, que é a translação do ponto P3 pelo vetor s1. Para finalizarmos clicamos novamente no ícone 'Parâmetros de macro/objetos/definições'. Será aberta uma caixa de diálogo, onde iremos 'Definir a macro', com informações como nome e mensagens para o usuário da macro.

Você pode fazer os mesmos passos através do menu 'Macros'. Depois disso você deve gravar a macro, através do menu 'Macros' clicando no ícone 'Guardar macros'. Não esqueça de dar ao arquivo de sua macro um nome que lembre aquilo que ela executa.

Para utilizar a macro basta clicar no menu 'Macros' e selecionar o item 'Carregar macro', depois de escolhido o arquivo de macro a ser utilizado selecione o item 'Rodar uma macro', também no menu Macro, ou tecle '9'.

Os banquinhos da nossa roda gigante são polígonos com quatro vértices. Logo, criar uma macro que translade 4 pontos ao mesmo tempo facilita o nosso trabalho.

Como criar uma macro que translada 4 pontos de uma só vez ?

© Copyright 2008, Instituto de Matemática - UFRGS