ATIVIDADES GUIADAS
 

RÉGUA E COMPASSO - Informações sobre o Régua e Compasso

Para começar um trabalho a primeira coisa a fazer é selecionar no menu 'Arquivo' o item 'Novo' e depois clicar no ícone :

Ícone: Mostrar nomes dos objetos

Selecionando este ícone você fará com que cada novo objeto criado mostre seu nome na tela. Isso facilitará o seu trabalho. Se a grande quantidade de objetos na tela estiver atrapalhando, você pode clicar no ícone:

Ícone: Ocultar objeto

Depois de clicar neste ícone basta selecionar os objetos que você deseja esconder.
Se você quiser tornar a vê-los clique no ícone:


Ícone: Exibir ou ocultar objeto

E depois clique novamente no ícone 'Ocultar objeto' para visuálizá-los novamente.

Interface



Se você pousar o ponteiro do mouse sobre qualquer um dos ícones da barra de ferramentas do programa uma pequena janela será aberta onde estará escrita a ação que aquele ícone executa. A maioria dos atalhos é muito simples, por exemplo:

- ícone ponto : você deve selecioná-lo e depois clicar em qualquer lugar da tela para desenhar um ponto
- ícone
reta : você deve selecioná-lo e depois clicar em dois pontos da tela
- ícone reta paralela : selecione-o, clique na reta, semi-reta ou segmento, a quem a nova reta deve ser paralela, depois clique em um ponto qualquer da tela o qual pertencerá à reta criada.
- ícone reta perpendicular :clique no ícone, selecione a reta a quem a nova reta será perpendicular e depois um ponto da tela por onde ela irá passar.

Existe um ícone importantíssimo, que é o ícone usado para fazer macros. Ele está explicado abaixo e será bastante utilizado na atividade.

Mas para alguns atalhos talvez o que aparece escrito na janela não seja tão esclarecedor. Por isso eles estão destacados na figua acima e logo abaixo temos uma legenda onde eles estão explicados de forma detalhada.

1 - Esta é sua área de trabalho. Acionando as setas de movimento para cima e para baixo do teclado você pode mover a tela e ter acesso a uma região de trabalho maior.
2 - Eliminar objeto: você deve clicar neste botão e depois no objeto que você deseja excluir.
3 - Desfazer últimas remoções: cada vez que você clicar neste botão a última figura que foi excluída será restaurada. Isto é muito útil caso você tenha excluído alguma figura por engano.
4 - Interseção : utilizado para criar um ponto na interseção entre dois objetos. Você deve clicar neste botão e depois em cada um dos objetos.
5 - Exibir nomes dos objetos : este ícone exibe o nome dos objetos que são desenhados a partir da sua seleção, os objetos que já estavam na tela não terão seus nomes exibidos.
6 - Rastrear ponto ou reta : primeiro selecionamos o ponto do qual queremos o rastro, depois selecionamos o ponto que iremos mover. Basta agora mover o ponto este último ponto selecionado para obtermos o rastro do primeiro.
7 - Rastreio automático de ponto ou reta : exibe o rastro de um ponto automaticamente. O primeiro passo é selecionar o ponto do qual queremos o rastro, depois escolhemos a linha ou círculo sobre o qual está se movendo o ponto responsável pelo movimento, e por último escolhemos o ponto que irá se mover. Depois disso, automaticamnete o ponto começa a se mover, e podemos observar o rastro deixado pelo primeiro ponto selecionado.
8 - Texto : clicando neste ícone e depois em um ponto qualquer da tela onde você queira inserir um texto você tem acesso a uma janela na qual você poderá digitá-lo. Depois disso você ainda pode movê-lo pela tela.
9 - Parâmetros de macro/objetos/definições : Clique neste ícone e escolha os objetos iniciais para a sua macro, clique novamente e escolha os objetos finais, ou seja, os objetos que serão desenhados a partir da seleção dos primeiros. Para finalizar clique no ícone e defina sua macro (dê a ela um nome, defina as mensagens que serão exibidas, etc). Veja um exemplo.
10 - Mover ponto : Este é o ícone utilizado para mover um ponto.
11 - Expressão aritmética : Clicando neste ícone você tem acesso a uma caixa de diálogo na qual é possível criar uma expressão envolvendo os valores dos objetos que estão na tela, e mostrar o resultado final em algum lugar da tela.

OBS:Para rastrearmos um ponto A em função do movimento de um ponto B, estes pontos devem ter um vínculo, ou seja, o ponto A deve ser um objeto criado em função do ponto B.

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