Solução do Problema 2
Como os gráficos devem representar a distância percorrida pelas crianças,
desde sua casa até a escola, as funções em questão são necessariamente
crescentes. Assim excluímos de imediato o gráfico (2). Pelo enunciado do problema podemos
admitir que as crianças se movem
em períodos de velocidade constante. Há uma mudança brusca na
velocidade de Joana, no momento que começa a caminhar. O mesmo acontece
com Bruno, no momento em que começa a correr.
- Observemos o gráfico (1): sua forma nos indica que no início do trajeto
a velocidade é menor que no fim do trajeto. Mas tudo ocorre de modo contínuo,
não havendo mudança brusca de velocidade.
- Observemos o gráfico (4): sua forma nos indica comportamento inverso do
registrado no gráfico (1). No início do trajeto a velocidade é maior que no
fim. E, como no caso (1), não há mudança brusca na velocidade.
Assim só temos como possibilidades os gráficos (3) e (5). Basta-nos agora
identificar a correspondencia de acordo com os trajetos de Joana e Bruno.
Joana corre no início e caminha no fim e o gráfico que registra este comportamento
é o (3). O gráfico (5) nos indica que no início do trajeto a velocidade
é menor que no fim; portanto deve corresponder a Bruno.
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