Lélio Gama |
- Início profissional: Astronomia 1929
Neste período, Lélio construiu sólida reputação de cientista de talento e dotado de grande desenvoltura nas tecnicalidades da matemática clássica, publicando vários trabalhos sobre Astronomia Matemática e Mecânica Celeste: problemas de determinação da latitude, a oscilação do eixo da Terra, movimento de asteróides, etc.
- Primeira fase matemática: 1935 a 39
Em 1935 foi criada a Universidade do Distrito Federal, na cidade do Rio de Janeiro, e Lélio Gama foi convidado para trabalhar como professor de matemática na Escola de Ciência da mesma.
Durante os três anos de existência dessa universidade, ele aí ministrou, com grande sucesso e audiência, vários cursos de Análise Matemática os quais, além de terem uma clareza magistral:
É muito importante de se ressaltar que boa parte do conteúdo desses cursos foi publicada sob forma de livros ( Séries Numéricas, e Teoria dos Conjuntos ) o que permitiu que sua divulgação e aproveitamento não ficassem restritos apenas aos professores e alunos do Rio de Janeiro.
- tratavam de aspectos teóricos e da maior atualidade no assunto , como Análise Funcional a Fréchet, Topologia a Sierpinski & Kuratowski, etc, com o que o Brasil definitivamente ingressou na matemática do século XX.
- introduziram no Brasil o estudo rigoroso da Anál;ise Matemática ( seus cursos de Análise sempre partiam da definição rigorosa de número real, através da noção de cortes de Dedekind, passavam pela definição de limite via épsilons e deltas e continuavam com o igualmente rigoroso desenvolvimento dos teoremas básicos da Análise )
- também se preocupavam com tópicos mais práticos e técnicos, como é o caso de seu bastante técnico Curso de Cálculo Infinitesimal baseado na noção de escalas assintóticas de Du Bois Raymond .
Em 38, essa universidade foi extinta e deu origem à Universidade do Brasil ( depois denominada Universidade Federal do Rio de Janeiro ). Lélio continuou seu trabalho na Faculdade de Filosofia dessa, infelizmente apenas por um ano ( 1939 ), ao final do qual deixou de lado os estudos matemáticos e passou a dedicar-se a um longo projeto internacional de Astronomia.
- Segundo período na Astronomia: 1939 a 1952
- Segundo período na Matemática: 1952 a 1962
Em 1950, o Almirante Alvaro Albert - professor da Escola Naval - representou o Brasil na Comissão de Energia Atômica das Nações Unidas. Impressionado com o potencial dessa tecnologia, ao voltar, conseguiu sensibilizar as autoridades governamentais para a necessidade de se preparar cientistas e se criar laboratórios de modo a termos condições de passar a estudar e explorar essa energia.
A Presidência da República nomeou comissão para delinear uma marcha de ação e disso resultou a criação do CNPq ( 1951: Conselho Nacional de Pesquisas ).Entre as várias instituições de alto nível científico criadas em torno do CNPq estava o IMPA ( 1952: Instituto de Matemática Pura e Aplicada, RJ ), que tinha atribuições de desenvolver pesquisa de alto nível e dar cursos de pós-graduação em Matemática. Seu primeiro diretor foi Lélio Gama, o qual exerceu esse cargo durante 13 anos, até 1 965, cabendo-lhe a tarefa da construção dos alicerces dessa instituição.
Sob a orientação de Lélio, o IMPA que tivera uma modesta partida - iniciou com apenas três pesquisadores, todos de grande talento: Leopoldo Nachbin, Maurício Peixoto e Paulo Ribenboim - gradativamente se transformou num centro capaz de influir na matemática de todo o Brasil, sendo hoje uma instituição de renome e padrão internacional.
- Bibliografia
Nossos agradecimentos ao Prof. Clóvis Pereira da Silva pelas datas de nascimento e falecimento de Lélio Gama.
Envie sugestões, críticas ou comentários para: J. F. Porto da Silveira
versao desta pagina: 2 de setembro de 2 000
local desta pagina: http://athena.mat.ufrgs.br/~portosil/histo1.html