A VARIEDADE DE PROFESSORES:
A massificação transformou o ensino numa paisagem pouco
harmoniosa e serena. Nela convivem várias comunidades de professores, as
quais frequentemente conflitam pois que tem concepções de matemática
imensamente diferentes, bem como valores e objetivos
bastante distintos:
- a dos professores das primeiras séries do primário, formados em
Cursos de Pedagogia em Faculdades de Educação
- a dos envolvidos em cursos supletivos
- a dos cursos profissionalizantes, principalmente em escolas técnicas
- a dos voltados para a preparação aos vestibulares e concursos públicos
- a do ensino "progressista" dos auto-denominados educadores matemáticos, os
quais dividem-se em vários clãs, conforme a dosagem usada de construtivismo,
multiculturalismo, feminismo, ambientalismo e outros ismos
- a do ensino clássico, dos que ainda se envolvem com a demonstração
de teoremas e até
podem chegar a aproveitar a Revista do Professor de Matemática, da
Sociedade Brasileira de Matemática
- a do ensino desmotivado e mecanicista, que provavelmente representa a
maioria dos professores em sala de aula
- etc
NOSSA POSIÇÃO:
embora procurando o diálogo, lutamos intransigentemente por um ensino
compatível com a concepção de matemática dos matemáticos
produtores ( conforme a Sociedade Brasileira de Matemática,
American Mathematical Society, Society for Industrial and Applied Mathematics
e assemelhadas ), e a dos físicos, engenheiros e outros grandes usuários
de matemática.
ALGUNS OBJETIVOS
que neste site, modestamente, procuramos ajudar a realizar:
- que o professor saiba a matemática que ensina
- que se ensine a demonstrar teoremas
- que se ensine a resolver problemas matematicamente significativos
- que se valorize o conhecimento, competência e talento matemático
do aluno
- que se dê boas notas apenas a trabalhos corretos e de boa qualidade matemática
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