Código MAT

Nome

01339

Cálculo e Geometria Analítica para Arquitetos

Créditos/horas-aula

Pré-Requisitos

06 / 90

Nenhum

Súmula

Números reais e linearidade. Funções e seus gráficos. Limites. Continuidade. Assíntotas. Derivadas. Aplicações das derivadas. Solução numérica de equações. Seções cônicas. Integral indefinida. Equações diferenciais: equação da curva elástica e equação da flambagem. Integral definida. Aplicações de integral definida para funções contínuas.

Semestre

Professor Responsável

2007-1

Vilmar Trevisan

Conteúdo Programático

Área 1:

  1. Funções algébricas: domínio, imagem e gráficos; operações algébricas e composição; modelagem.
  2. Geometria Analítica: retas e circunferências em R2; elipses, parábolas e hipérboles.
  3. Limites e continuidade (funções algébricas).
  4. Derivada (funções algébricas): reta tangente, velocidade e taxa de variação; regras de derivação e regra da cadeia; derivação implícita; derivadas de ordem superior; diferenciais.
  5. Taxas relacionadas (funções algébricas).
  6. Aplicações da derivada (funções algébricas): funções crescentes e decrescentes; concavidade de gráficos de funções.
  7. Análise de Gráficos (funções algébricas).

Área 2:

  1. Aplicações da derivada (funções algébricas): problemas de máximos e mínimos; Teorema de Rolle; Teorema do Valor Médio.
  2. Funções transcendentes (trigonométricas, exponenciais e logarítmicas): domínio, imagem e gráficos; operações algébricas e composição; modelagem.
  3. Limites e continuidade (funções transcendentes)
  4. Derivada (funções transcendentes): reta tangente, velocidade e taxa de variação; regras de derivação e regra da cadeia; derivação implícita; derivadas de ordem superior; diferenciais.
  5. Taxas relacionadas (funções transcendentes).
  6. Aplicações da derivada (funções transcendentes): funções crescentes e decrescentes; concavidade de gráficos de funções; problemas de máximos e mínimos.
  7. Regras de L’Hôpital.
  8. Integral indefinida: primitivação por substituição.
  9. Equações diferenciais ordinárias: modelos de crescimento populacional.
  10. Resolução numérica de equações diferenciais (método de Newton).

Área 3:

  1. Integral definida: propriedades e aplicações ao cálculo de áreas; Teorema Fundamental do Cálculo; áreas entre duas curvas; volumes; comprimento do arco.
  2. Métodos de integração: integração por partes; potências de funções trigonométricas; substituições trigonométricas; frações parciais.

Integrais impróprias.

3. Equações diferenciais ordinárias: modelos de engenharia; equação da curva elástica e equação da flambagem; resolução.

 

Objetivos:

Estudar as idéias básicas do Cálculo Diferencial e Integral de uma variável, do ponto de vista conceitual e operacional.

Utilizar os conceitos e situações-problema, ilustrando sua aplicabilidade

Metodologia e Experiências de Aprendizagem:

Aulas expositivo-dialogadas, com ênfase na visualização, construção e interpretação de resultados e na modelagem de situações-problema utilizando funções derivadas e integrais.

Sistema de Verificação do Aproveitamento:

O conteúdo da disciplina está dividido em três áreas de conhecimento e o aluno deverá realizar três provas parciais, uma referente a cada área. O aluno estará aprovado na disciplina se:

A atribuição dos conceitos aos alunos aprovados ocorrerá em correspondência com a nota final, que é a média aritmética M das três notas de área:

O aluno aprovado com conceito C ou B poderá tentar melhorar seu conceito usando uma das recuperações descritas abaixo.

O aluno que não tiver sido aprovado no critério acima, mas que cumpriu a exigência do Artigo 134 do RGU e que tiver média aritmética M das três notas de prova superior ou igual a 3,0 (três) poderá realizar uma prova de recuperação, nos seguintes moldes:

No primeiro caso acima, a nota da prova de recuperação substituirá a nota da prova parcial correspondente e será aplicado o mesmo critério de aprovação e a mesma atribuiçao de conceitos inicialmente descritos.

No segundo caso acima, o aluno será aprovado se obtiver nota na prova de recuperação superior ou igual a 6 (seis). A atribuição dos conceitos aos alunos aprovados ocorrerá em correspondência com a nota da prova de recuperação, sendo atribuído o conceito C, se a nota a prova de recuperação for inferior a 8,5 (oito vírgula cinco) e B, se a nota da prova de recuperação for superior ou igual a 8,5 (oito vírgula cinco).

Aos alunos reprovados nos critérios acima e que cumpriram a exigência do Artigo 134 do RGU será atribuído o conceito D e aos alunos que não cumpriram a exigência do Artigo 134 do RGU será atribuído o conceito FF.

Bibliografia Básica:

  1. Anton, Howard. Cálculo: um novo horizonte – vol1. Bookman, Porto Alegre, 2000.
  2. Simmons, George F. Cálculo com Geometria Analítica, McGraw-Hill Ltda, 1987

Bibliografia Complementar:

  1. Leithold, Louis. O cálculo com geometria analítica, vol1. Harbra, 1976.
  2. Munem, Mustafa A & Foulis, David J. Cálculo, vol1. Guariabara, 1982.
  3. Shenk, Al. Cálculo e geometria analítica, vol1. Campus, Rio de Janeiro, 1984.
  4. Swokowski, Earl W. Cálculo com geometria analítica, vol1. McGraw-Hill, 1983.