PRATELEIRA 1- SITES DISPONÍVEIS NA REDE

Aqui você vai encontrar todos os endereços de sites que foram indicados nos diferentes módulos e que não estão associados a artigos, anais e dissertações.São sites educativos que tratam de modo amplo de algum ou muitos conteúdos de matemática. Optamos por ordená-los de acordo com a ordem de apresentação, no curso.


1) http://www.matematica.br/historia/numeracao
USP, Instituto de Matemática e Estatística. Matemática Interativa na Internet. Informação complementar.
No texto a respeito da História dos Números, sugerimos este site,para obter mais informações sobre os sistemas numéricos da Antiguidade.

2) http://pt.wikipedia.org/wiki/Nota%C3%A7%C3%A3o_posicional
No texto a respeito da História dos Números, sugerimos este site,para obter mais informações sobre o sistema numérico decimal.

3) http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/pitagoras.html
USP, Instituto de Matemática e Estatística. Matemática Interativa na Internet.
No texto a respeito da História dos Números, sugerimos este site,para obter mais informações sobre Pitágoras.

4) http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/novadef.htm
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Irracionais.
No texto a respeito da História dos Números, sugerimos este site,para obter mais informações sobre Richard Dedekind e o tema da continuidade dos números reais.

5) http://eom.springer.de/n/n067900.htm
Encyclopaedia of Mathematics, Numbers. Springer Online, Springer-Verlag Berlin Heidelberg New York, 2002. Disponível em:
No texto a respeito da História dos Números, utilizamos este site como base. É um site em inglês da Editora Springer- Verlag, que traz artigos variados sobre história e Educação Matemática.

6) http://pt.wikipedia.org/wiki/Prova_por_constru%C3%A7%C3%A3o
No módulo Números Naturais sugerimos este site, um capítulo da Wikipedia ( uma enciclopédia construída na Internet por autores anônimos ). Nem todas as informações da Wikipedia são válidas, é preciso ter espírito crítico para avaliá-las e adotá-las. Neste caso, o tema é a “prova matemática” e o texto está bem formulado.

7) http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_natural#A_hist.C3.B3ria_dos_n.C3.BAmeros_naturais_e_o_estado_do_zero No módulo Números Naturais sugerimos este site, um capítulo da Wikipedia O tema é o número natural e o estado do Zero.

8) http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fundam.htm
Em diferentes módulos, remetemos a este site. Trata da história dos números e de muitos outros conteúdos, que abrangem todos os conjuntos numéricos tratados na escola. Muitos deles não serão trabalhados aqui, por isso recomendamos a leitura, para quem quer rever e relembrar.

9) http://educar.sc.usp.br/matematica/mate01.htm
No Módulo I, recomendamos este site para discussão das operações com naturais e dos algoritmos associados à representação decimal. É um texto amplo e muito completo, dirigido especialmente para professores das séries iniciais.

10) http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais : Matemática /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC /SEF, 1998.
Os Parâmetros curriculares nacionais para ensino fundamental trazem importantes sugestões para o ensino dos números racionais.

11) http://www.tvebrasil.com.br/salto
Os boletins são produções em forma de textos do Programa Salto para o Futuro realizado pela TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação) e produzido pela TV Brasil. O programa tem como proposta a formação continuada e o aperfeiçoamento de docentes. O Boletim 2004 traz uma proposta pedagógica intitulada Conhecimento Matemático: desenvolvendo competências matemáticas para a vida, com cinco Programas. No Módulo II, sugerimos o Programa 4 que trata do ensino de frações.

12) http://pt.wikipedia.org/wiki/0,999...
No Módulo dos Decimais, recomendamos este site para discussão da igualdade 0,999... = 1.

13) http://www.somatematica.com.br/negativos.php
No Módulo dos Reais Relativos, introduzimos os números negativos. Este site traz informações sobre a história dos números. Recomendamos, pois nosso foco, é a evolução histórica dos conceitos da matemática.

14) http://www.redemat.mtm.ufsc.br/reppemat/2005_pdf/boletim_2006_01
MORETTI, M. -1 ´ -1 = +1 ? PPGECT/MTM/CFM/UFSCUFSC
Este texto discute as regras da multiplicação com reais relativos, explicando que a matemática se baseia em convenções. Recomendamos para quem ainda está inconformado com o resultado (-1)(-1) = 1.

15) http://ecalculo.if.usp.br/funcoes/logaritmica/historia/hist_log.htm
No Módulo dos Reais Relativos, este site traz um pouco da História dos Logaritmos. Recomendamos, pois nosso foco é a evolução histórica dos conceitos da matemática.

16) http://www.somatematica.com.br/superior/logexp/logexp4.php

17) http://www.somatematica.com.br/superior/logexp/logexp5.php
No Módulo dos Reais Relativos, este site ajuda a relembrar conhecimentos da matemática escolar, no tema das potências e logaritmos.

18) http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/20/display/0,5912,POR-20-86-936-5738,00.html
No Módulo dos Reais Relativos, estes sites resumem as propriedades da potenciação e faz uma introdução à função exponencial e também à função logarítmica. Recomendamos, para fazer a ponte entre as operações em R com as funções reais.

19) http://www.desenredo.com.br/Matematica/NumerosComplexos4.htm

20) http://www.hermes.ucs.br/lavia/pro/complex.html

21)http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/euler/numeroscomplexos.htm#Representação%20Trigonométrica
Nestes sites, você encontra o desenvolvimento da teoria dos números complexos, as operações, representações e propriedades. São apoio para o texto de leitura.

22) http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/trigonom/trigo03.htm
Este site traz informações sobre a representação trigonométrica de um complexo.