PRATELEIRA 1- SITES DISPONÍVEIS NA REDE
Aqui você vai encontrar todos os endereços
de sites que foram indicados nos diferentes módulos e que não
estão associados a artigos, anais e dissertações.São
sites educativos que tratam de modo amplo de algum ou muitos conteúdos
de matemática. Optamos por ordená-los de acordo com a ordem
de apresentação, no curso.
1) http://www.matematica.br/historia/numeracao
USP, Instituto de Matemática e Estatística. Matemática
Interativa na Internet. Informação complementar.
No texto a respeito da História dos Números, sugerimos este
site,para obter mais informações sobre os sistemas numéricos
da Antiguidade.
2) http://pt.wikipedia.org/wiki/Nota%C3%A7%C3%A3o_posicional
No texto a respeito da História dos Números, sugerimos este
site,para obter mais informações sobre o sistema numérico
decimal.
3) http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/pitagoras.html
USP, Instituto de Matemática e Estatística. Matemática
Interativa na Internet.
No texto a respeito da História dos Números, sugerimos este
site,para obter mais informações sobre Pitágoras.
4) http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/novadef.htm
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Irracionais.
No texto a respeito da História dos Números, sugerimos este
site,para obter mais informações sobre Richard Dedekind
e o tema da continuidade dos números reais.
5) http://eom.springer.de/n/n067900.htm
Encyclopaedia of Mathematics, Numbers. Springer Online, Springer-Verlag
Berlin Heidelberg New York, 2002. Disponível em:
No texto a respeito da História dos Números, utilizamos
este site como base. É um site em inglês da Editora Springer-
Verlag, que traz artigos variados sobre história e Educação
Matemática.
6) http://pt.wikipedia.org/wiki/Prova_por_constru%C3%A7%C3%A3o
No módulo Números Naturais sugerimos este site, um capítulo
da Wikipedia ( uma enciclopédia construída na Internet por
autores anônimos ). Nem todas as informações da Wikipedia
são válidas, é preciso ter espírito crítico
para avaliá-las e adotá-las. Neste caso, o tema é
a “prova matemática” e o texto está bem formulado.
7) http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_natural#A_hist.C3.B3ria_dos_n.C3.BAmeros_naturais_e_o_estado_do_zero
No módulo Números Naturais sugerimos este site, um capítulo
da Wikipedia O tema é o número natural e o estado do Zero.
8) http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fundam.htm
Em diferentes módulos, remetemos a este site. Trata da história
dos números e de muitos outros conteúdos, que abrangem todos
os conjuntos numéricos tratados na escola. Muitos deles não
serão trabalhados aqui, por isso recomendamos a leitura, para quem
quer rever e relembrar.
9) http://educar.sc.usp.br/matematica/mate01.htm
No Módulo I, recomendamos este site para discussão das operações
com naturais e dos algoritmos associados à representação
decimal. É um texto amplo e muito completo, dirigido especialmente
para professores das séries iniciais.
10)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros
Curriculares Nacionais : Matemática /Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília : MEC /SEF, 1998.
Os Parâmetros curriculares nacionais para ensino fundamental trazem
importantes sugestões para o ensino dos números racionais.
11) http://www.tvebrasil.com.br/salto
Os boletins são produções em forma de textos do Programa
Salto para o Futuro realizado pela TV Escola (canal educativo da Secretaria
de Educação a Distância do Ministério da Educação)
e produzido pela TV Brasil. O programa tem como proposta a formação
continuada e o aperfeiçoamento de docentes. O Boletim 2004 traz
uma proposta pedagógica intitulada Conhecimento Matemático:
desenvolvendo competências matemáticas para a vida, com cinco
Programas. No Módulo II, sugerimos o Programa 4 que trata do ensino
de frações.
12) http://pt.wikipedia.org/wiki/0,999...
No Módulo dos Decimais, recomendamos este site para discussão
da igualdade 0,999... = 1.
13) http://www.somatematica.com.br/negativos.php
No Módulo dos Reais Relativos, introduzimos os números negativos.
Este site traz informações sobre a história dos números.
Recomendamos, pois nosso foco, é a evolução histórica
dos conceitos da matemática.
14) http://www.redemat.mtm.ufsc.br/reppemat/2005_pdf/boletim_2006_01
MORETTI, M. -1 ´ -1 = +1 ? PPGECT/MTM/CFM/UFSCUFSC
Este texto discute as regras da multiplicação com reais
relativos, explicando que a matemática se baseia em convenções.
Recomendamos para quem ainda está inconformado com o resultado
(-1)(-1) = 1.
15) http://ecalculo.if.usp.br/funcoes/logaritmica/historia/hist_log.htm
No Módulo dos Reais Relativos, este site traz um pouco da História
dos Logaritmos. Recomendamos, pois nosso foco é a evolução
histórica dos conceitos da matemática.
16) http://www.somatematica.com.br/superior/logexp/logexp4.php
17) http://www.somatematica.com.br/superior/logexp/logexp5.php
No Módulo dos Reais Relativos, este site ajuda a relembrar conhecimentos
da matemática escolar, no tema das potências e logaritmos.
18) http://www.klickeducacao.com.br/2006/materia/20/display/0,5912,POR-20-86-936-5738,00.html
No Módulo dos Reais Relativos, estes sites resumem as propriedades
da potenciação e faz uma introdução à
função exponencial e também à função
logarítmica. Recomendamos, para fazer a ponte entre as operações
em R com as funções reais.
19) http://www.desenredo.com.br/Matematica/NumerosComplexos4.htm
20) http://www.hermes.ucs.br/lavia/pro/complex.html
21)http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/euler/numeroscomplexos.htm#Representação%20Trigonométrica
Nestes sites, você encontra o desenvolvimento da teoria dos números
complexos, as operações, representações e
propriedades. São apoio para o texto de leitura.
22)
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/trigonom/trigo03.htm
Este site traz informações sobre a representação
trigonométrica de um complexo.
|