Atividade
É um problema interessante pois não há nada de
errado na passagem da primeira para a segunda figura.
Mas como seria a atividade?
Primeiramente separar
a turma em grupos (4 pessoas é um número bom) e apresentar
a figura. É só pedir para responderem a pergunta acima. Antes
porém, é conveniente perguntar que caminhos eles usariam.
Áreas, semelhanças dos triângulos são bons caminhos
e talvez nos levem à solução. Mas devemos deixar eles
indagarem dentro dos grupos para analisar até onde pode-se chegar.
Devemos também
olhar os conhecimentos dos alunos antes de propor esta atividade. Um caminho
para solucionar o problema é através de ângulos e tangentes,
porém é necessário um prévio conhecimento de
trigonometria. O outro meio é por semelhança de triângulos,
mas é menos interessante por ser mais difícil de se enxergar.
Acredito que após a introdução da trigonometria no
triângulo retângulo seja o momento mais apropriado para a atividade.
Provavelmente serão
feitas perguntas dos alunos, e esse é um dos objetivos. Provocar
os alunos. Talvez se for feito como uma competição entre
os grupos os anime mais a querer resolver o desafio. E sem o professor
responder nada aos alunos num primeiro momento.
Depois de um tempo
o professor pode auxiliar o trabalho perguntando:
As áreas são as mesmas?
Existe alguma relação entre as medidas?
E a semelhança das figuras? Isso influencia?
E os ângulos? Têm algo a ver?
Agora os alunos possuem
base para pegar o caminho da solução.
Dependendo do tempo
disponível, pode ser feito em aula ou proposto para casa para trazerem
as perguntas para discussão em sala de aula. Mas isso fica ao gosto
do professor. |