Atividade

É um problema interessante pois não há nada de errado na passagem da primeira para a segunda figura. 

         Mas como seria a atividade?
         Primeiramente separar a turma em grupos (4 pessoas é um número bom) e apresentar a figura. É só pedir para responderem a pergunta acima. Antes porém, é conveniente perguntar que caminhos eles usariam. Áreas, semelhanças dos triângulos são bons caminhos e talvez nos levem à solução. Mas devemos deixar eles indagarem dentro dos grupos para analisar até onde pode-se chegar.
         Devemos também olhar os conhecimentos dos alunos antes de propor esta atividade. Um caminho para solucionar o problema é através de ângulos e tangentes, porém é necessário um prévio conhecimento de trigonometria. O outro meio é por semelhança de triângulos, mas é menos interessante por ser mais difícil de se enxergar. Acredito que após a introdução da trigonometria no triângulo retângulo seja o momento mais apropriado para a atividade. 
         Provavelmente serão feitas perguntas dos alunos, e esse é um dos objetivos. Provocar os alunos. Talvez se for feito como uma competição entre os grupos os anime mais a querer resolver o desafio. E sem o professor responder nada aos alunos num primeiro momento.
         Depois de um tempo o professor pode auxiliar o trabalho perguntando: 

As áreas são as mesmas?
Existe alguma relação entre as medidas?
E a semelhança das figuras? Isso influencia?
E os ângulos? Têm algo a ver? 

         Agora os alunos possuem base para pegar o caminho da solução.
         Dependendo do tempo disponível, pode ser feito em aula ou proposto para casa para trazerem as perguntas para discussão em sala de aula. Mas isso fica ao gosto do professor.

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