Em todo poliedro convexo, o número de arestas mais dois é igual à soma do número de faces com o número de vértices. A + 2 = F + V # Um poliedro tem 6 faces triangulares, 4 faces pentagonais e 5 faces quadrangulares. Qual é o número de vértices, arestas e faces? 6
faces triangulares, 18 lados
A + 2 = F + V
Será que existe este poliedro? # V = 7 , A = 9 e F = 4, A + 2 = F + V
Um poliedro com
quatro faces é um tetraedro. Mas o tetraedro tem 6 arestas e não
9, e 4 vértices e não 7. Então esse poliedro não
existe.
Relações entre faces e arestas
De onde se conclui que : A > F
Relações entre arestas e vértices # Hexaedro : V = 8, A = 12
A = 12 = 3 , A = 3 V
A > V e A > F
Se A maior ou igual a 6, para que o poliedro convexo exista é necessário que além de satisfazer a relação de Euler ele tenha; A+6 menor ou igual a 3F menor e igual 2A e
A+6 menor ou igual a 3V menor ou igual 2A
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Aluna: Gislaine Conceição de Almeida
Este desafio foi extraído do livro
Olimpíadas de Matemática do Estado do
AB é um diâmetro de um círculo de centro O. Toma-se
um ponto C deste círculo e prolonga-se AC de um segmento CD igual
a AC. O segmento OD corta o círculo no ponto E e corta o segmento
BC no ponto F. Sabe-se que AB= a e OD = b.
Para ver a solução clique aqui! |
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Alunos: Anderson Oliveira e Vagner da Silveira
A figura ao lado mostra um pentágono regular inscrito numa
circunferência de raio unitário.
Para ver a solução clique aqui! 0bjetivos: Trabalhar com as relações trigonométricas do triângulo retângulo e com o conhecimento de área do triângulo retângulo e isósceles. |
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Alunas: Mirene Sgarbossa e Cintia Beal
Seis esferas idênticas de raio r encontram-se
posicionadas no espaço de tal forma que cada uma delas seja tangente
a quatro esferas. Imagine estas esferas dentro de uma caixa cúbica.
Para ver a solução clique aqui! |
Aluna: Sandi Maria de Almeida Gomes
Seja C um cubo de madeira. Para cada um dos 28 pares de vértices de C cortamos o cubo C pelo plano mediador dos dois vértices do par. Em quantos pedaços fica dividido o cubo? Nota: Dados dois pontos A e B no espaço, o plano mediador de A e B é o conjunto dos pontos do espaço cujas distâncias a A e B são iguais. Em outras palavras: é o plano perpendicular ao segmento AB passando pelo ponto médio de AB. Para ver a solução clique aqui! |
Aluno: Thiago Troina Melendez
Esta é uma atividade proposta para sala de aula, para que os
alunos sejam estimulados a pensar em grupo, trocando idéias e juntos
tentar solucionar o problema relacionado com a figura abaixo.
Desafio extraído do site www.desafios.he.com.br. Como isto é possível???
Para ver a proposta da atividade na íntegra clique aqui! |
Aluno: Jacson Juliano Sommer
Para ver a resolução clique aqui! |
Alunos: Letícia Tentardini e Cláudio Kumiechick
Clique aqui para ver as soluções |
Aluna: Sabrina Bobsin Salazar
Desafio no PowerPoint. (clique
aqui)
Aluno: Rogério de Castro Pereira
Alunas: Marileide Trucolo da Silva e Dinalva
Inês Ochoa Henn
A partir dos três círculos dados, obtenha um quarto que
tangencie os três ao mesmo tempo. Quantas soluções
diferentes existem?
Clique aqui para continuar |
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Aluno: Tarcísio Silva dos Santos
Em um plano, de uma região retangular retiramos
uma região retangular nela contida. Como dividir a região
remanescente em duas regiões de mesma área usando uma reta?
Para visualizar a solução, clique aqui |
Aluno: Tales Carmo dos Santos
Determine o número de sólidos que podem se acomodados no interior da esfera, onde são prismas regulares do mesmo tamanho de bases hexagonais, de altura "a", e altura do prisma "a" de acordo com a figura ao lado. Dica: o raio aproximado da esfera é "7a", os primas azuis têm bases que pertencem à superfície do plano que secciona a esfera no seu maior diâmetro, dividindo-a em dois hemisférios; os prismas amarelos têm um sólido seccionado ao meio paralelamente às suas bases. Clique aqui para ver uma melhor ilustração do problema. |
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