Aprendendo a ler gráficos brincando...


Marina Menna Barreto *
Maria Alice Gravina *
Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS


Vrum-Vrum é um software que favorece o aprendizado da leitura de gráficos de movimento retilíneo uniforme de velocidade variável, através de movimentos de um 'boneco' chamado Bugão.
Vamos explorar os recursos deste software !

ATIVIDADE 1: ASSOCIANDO O MOVIMENTO AO GRÁFICO

PARTE 1:
Ao entrar no programa escolha e clique em . O programa sorteará um gráfico. Você deve então clicar em e colocar o Bugão na posição inicial correspondente a que mostra o gráfico. Depois disso é preciso clicar em e movimentar o Bugão, conforme o gráfico sorteado.
A medida que você movimenta o Bugão, o gráfico relativo a este movimento vai sendo desenhado sobrepostamente ao gráfico original, sorteado pelo programa.
Sempre que for necessário você poderá vera solução do problema clicando em Solução.
Observe a figura.

Com isto pode-se perceber 'naturalmente' o signicado gráfico de mudança de velocidade, de direção e sentido.
PARTE 2:

Ao iniciar o programa escolha e proceda da mesma maneira que na parte 1. Nesta parte você deve se concentrar mais, pois ao movimentar o Bugão, não aparecerá o gráfico relativo a este movimento.
Depois que você estiver 'expert', poderá passar para a atividade seguinte!


ATIVIDADE 2: ASSOCIANDO GRÁFICO AO MOVIMENTO
PARTE 1:
Agora que você já está 'expert' em ler gráficos, já pode desenhar os gráficos !
Ao iniciar o Vrum-Vrum, escolha e depois . O Bugão irá se movimentar e você deve prestar atenção. Depois que terminar o tempo, você poderá clicar em , para repetir o movimento ou clicar direto em onde você desenhará o gráfico relativo ao movimento do Bugão. Enquanto estiver desenhando o gráfico o Bugão acompanhará se movimentará conforme você desenha o gráfico.
Depois de feito o gráfico, confira a solução!
PARTE 2:
Agora, ao iniciar o Vrum-Vrum, escolha e proceda como na parte anterior. Diferentemente da parte 1, quando você desenhar o gráfico o Bugão não acompanhará o movimento. Você deve abstrair o máximo que puder!





ATIVIDADE 3: QUE CONCLUSÕES PODE-SE TIRAR DO GRÁFICO
Sorteie um gráfico e responda:
  • Em que intervalos de tempo o boneco se move da direita para à esquerda? E da esquerda para à direita? Em que intervalos de tempo o boneco está parado?

  • Em que instante de tempo o boneco se encontra o mais afastado da origem do sistema de referência? E o mais próximo ?

  • Em que intervalo de tempo o boneco caminha com a maior velocidade ? E com a menor velocidade? Qual o valor aproximado destas velocidades?

  • Qual o comprimento do caminho percorrido pelo boneco?

  • Faz sentido falar que em determinados intervalos de tempo a velocidade do boneco é positiva e em outros é negativa?

  • Esboce o gráfico da velocidade do boneco ao longo do tempo de deslocamento.

Respostas

Volta para ATIVIDADES

Marina Menna Barreto é licencianda em Matemática-UFRGS.E-mail:Marina@mat.ufrgs.br
Maria Alice Gravina é professora do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, mestre em Matemática pelo IMPA-CNPq e aluna do programa de doutorado em Informática na Educação-UFRGS