Respostas das Atividades


ATIVIDADE 3: QUE CONCLUSÕES PODE-SE TIRAR DO GRÁFICO
Sorteamos o seguinte gráfico:
  • Em que intervalos de tempo o boneco se move da direita para à esquerda? E da esquerda para à direita? Em que intervalos de tempo o boneco está parado?
Para sabermos se o Bugão movimenta-se para esquerda, para direita ou mantém-se parado é só observarmos a inclinação do gráfico em relação ao eixo do tempo. Quando este apresenta inclinação positiva, o deslocamento é no sentido da esquerda para a direita, quando a inclinação é negativa o deslocamento é da direita para a esquerda e, finalmente quando o gráfico não apresenta inclinação (paralelo ao eixo do tempo) o Bugão permanece parado.

  • Em que instante de tempo o boneco se encontra o mais afastado da origem do sistema de referência? E o mais próximo ?
Observamos agora que o ponto em que o Bugão se encontra o mais afastado da origem é, aproximadamente, o de metragem 62 e o ponto em que ele se encontra o mais próximo da origem é, aproximadamente, o de metragem 31.

  • Em que intervalo de tempo o boneco caminha com a maior velocidade ? E com a menor velocidade? Qual o valor aproximado destas velocidades?
Observamos que nas situações 1 e 3 o Bugão percorre aproximadamente a mesma distância (25), no mesmo intervalo de tempo. Podemos dizer então que nestas duas situações a sua velocidade é a mesma em módulo (número). Já na situação 2, o Bugão percorre, no mesmo intervalo de tempo que nas situações 1 e 3, uma distância menor (20). Conclui-se então que a velocidade do Bugão nas situações 1 e 3 é maior (em módulo) que na situação 2, já que percorre no mesmo intervalo de tempo distâncias maiores em 1 e 3.
Podemos também recorrer à inclinação do gráfico para concluirmos a respeito do módulo da velocidade. Quanto mais inclinada for a reta (maior o ângulo com a horizontal), maior será a sua velocidade. Observe que quando a inclinação é nula (paralela à horizontal) o Bugão encontra-se parado.

  • Qual o comprimento do caminho percorrido pelo boneco?
No primeiro intervalo de tempo (5) o Bugão esteve parado, depois percorreu aproximadamente 25 unidades, se deslocando da direita para a esquerda (ver acima, mais 20 unidades, deslocando-se da esquerda para a direita e finalmente 25 unidades, voltando a se deslocar para a esquerda. Então o Bugão se deslocou 25 + 20 + 25 unidades totalizando 70 unidades de caminhada.

  • Faz sentido falar que em determinados intervalos de tempo a velocidade do boneco é positiva e em outros é negativa?
Sim. Podemos pensar na velocidade como sendo a varição da posição em um determinado intervalo de tempo. Escrevemos v = (df - di)/ (tf - ti), onde df e di são as posições final e inicial (posições medidas em relação à origem) e tf e ti são os tempos nas respectivas posições final e inicial. Assim sendo a velocidade assumirá valores positivos sempre que a posição final for maior do que a inicial, e assumirá valores negativos quando a posição final for menor do que a inicial.
  • Esboce o gráfico da velocidade do boneco ao longo do tempo de deslocamento.