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Tendo em vista o avanço tecnológico utilizamos o computador como ferramenta nesta atividade, desenvolvendo um projeto no aplicativo Cabri Geometry II. A Matemática a ser desenvolvida neste envolve relações entre variáveis, tabelas, gráficos e alguns conceitos de funções. |
Considere uma situação como a da figura abaixo: uma escada (de tamanho AB) encostada em um muro, onde o pé da escada encontra-se no ponto móvel B. AO = Distância do topo da escada ao chão e BO = Distância do pé da escada ao muro. ![]() |
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Respostas |
Jorge Batista Melo * Márcio Alexandre Rodrigues* Renato Gallicchio Hansen* |
O objetivo desta atividade é estudar a variação da área de um retângulo inscrito em um quadrado. Inicialmente é feito um estudo dos casos em que há um retângulo inscrito num quadrado e em seguida é feito um estudo das áreas. Os principais conceitos envolvidos são: inscrição de quadriláteros, congruência de triângulos, cálculo de áreas, traçado de gráfico de uma função e estudo de máximos e mínimos de uma função. |
Construa um quadrado e um quadrilátero inscrito nesse quadrado.Observe a figura abaixo. ![]() |
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Respostas |
Aurélia Ivonne Leal Ventura * Maria Cristina Alves Pereira * Maria da Graça da Silva Gubert* |
O objetivo desta atividade é o de dar um aprofundamento no estudo de funções e seus respectivos gráfico a partir de situações geométricas. Para isto se fará uso do software Cabri Geometry, onde o aluno, através da exploração das construções geométricas, deverá chegar nas funções correspondentes e construir os seus respectivos gráficos.Arquivo da atividade. ATIV.1: Determine a área do retângulo inscrito no triângulo em função de sua base. Construa o gráfico desta função e ache seu valor máximo. ![]()
Observando a construção geométrica e o gráfico correspondente responda: ATIV.2: Determine o comprimento do segmento MN como função do comprimento do segmento AM. ![]()
OBS: ht é a medida do segmento MN enquanto altura do triângulo. hq é a medida do segmento MN enquanto altura do trapézio. Observando a construção geométrica e o gráfico correspondente responda: ATIV.3: Determine a área do polígono como função da medida do segmento AM. ![]()
Observando a construção geométrica e o gráfico correspondente responda: ATIV.4: Considere o mecanismo abaixo: O ponto P percorre o lado AD do retângulo ABCD. ![]()
Observando a construção geométrica e o gráfico correspondente responda: |
Respostas |