Respostas das Atividades


Respostas da Atividade I:
  • Observando a figura, quais são as constantes e quais são as variáveis ao movimentarmos o ponto B? Dê os valores das constantes.
As variáveis são: AO e BO. A constante é AB, que é o comprimento da escada.

  • Que relação existe entre as distâncias do muro ao pé da escada e do chão ao topo da escada?

Observamos que quado uma aumenta a outra diminui. Podemos dizer assim que são inversas.
  • A escada forma um ângulo com o chão como mostra a figura, este ângulo varia com o movimento do ponto B. Identifique qual a relação entre o ângulo e a distância do chão ao topo da escada.
Quando o ângulo cresce a distância AO aumenta, é uma relação direta. Podemos dizer então que sen B = AO/AB e como o tamanho da escada (AB) é 5, então temos que sen B = AO/5
  • A escada forma um ângulo com o muro como mostra a figura, este ângulo varia com o movimento do ponto B. Identifique qual a relação entre o ângulo e a distância do chão ao topo da escada.
Quando o ângulo cresce a distância AO diminui, é uma relação inversa. Podemos dizer então que cos A= AO/AB e como o tamanho da escada (AB) é 5, temos que cos A = AO/5

  • Se movimentarmos o ponto B' o que acontece com a relação entre as distâncias AO e BO ? Construa novamente uma tabela como a acima.
Se movimentarmos o ponto B' as distâncias AO e BO aumentam proporcionalmente. Observe a tabela.
  • A partir da situação inicial, vamos construir uma nova situação em que a escada atravesse o muro e repita à esquerda o movimento que já faz à direita. Com base nesta situação qual gráfico obteríamos (BO em função de AO)?

  • Considere a seguinte situação: um ponto V qualquer sobre a escada. Descreva a trajetória deste ponto quando movimentamos B.
Para marcarmos o lugar geométrico de um ponto no Cabri basta ir no quinto menu e escolher o item locus.

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Respostas da Atividade II:
  • Ainda não disponível


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Respostas da Atividade III:
ATIV.1:
Obs.: Na construção das tabelas os alunos podem diferir quanto aos pontos apresentados, mas os gráficos e as equações serão os mesmos, para um mesmo triângulo inicaial.
  • Determine as medidas de AB,PQ,QR e a área do retângulo.
  • Construa a tabela com os valores de PQ, QR e da área do retângulo.
  • Movimente o ponto P e complete a tabela.
  • Construa o gráfico da área em função da base.
  • Determine a equação correspondente.



  • Observe o que acontece com a área quando aumentamos ou diminuimos a medida da base.

**qual base?**

  • Qual é o tipo de curva?
  • Qual é a área máxima obtida?
  • Qual é o domínio e a imagem desta função?
  • Onde a função é crescente?
  • Onde a função é decrescente?
  • Qual é a lei desta função?
Esta é uma curva do tipo parábola. A área máxima do retângulo é de 33,48 cm2 no ponto de coordenadas 2,55 e 3,48. O domínio da função está no intervalo de [0, 5,05] e a imagem [0, 3,48]. A função é crescente do ponto (0,0) até o ponto de máximo (2,55, 3,48) e deste ponto até o ponto (5,05, 0) a função é decrescente.


ATIV.2:
  • Determine as medidas dos segmentos AM, MN ,AB e BC.
  • Construa a tabela com os valores de AM, MN, AB e BC.
  • Movimente o ponto M e complete a tabela.
  • Construa o gráfico da medida MN em função da medida AM.
  • Determine as equações correspondentes.


  • Observe o que acontece com a medida do segmento MN quando aumentamos ou diminuimos o comprimento do segmento AM.
Permanece a mesma já que o tamanho da base não influi na altura.
  • Qual é o tipo de curva?
  • Quantas são as curvas?
  • Qual é a altura máxima do polígono enquanto triângulo?
  • Qual é a altura do polígono enquanto trapézio?
  • Qual o domínio e a imagem de cada uma das funções?
  • As funções são crescentes, decrescentes ou constantes?
  • Qual é a lei de cada uma das funções?
Temos duas retas; uma crescente, determinada pela altura do triângulo e uma constante determinada pela altura do trapézio. A altura máxima do polígono é a própria altura do trapézio, que é de 1,75 cm. O domínio da função crescente são os valores de x que estão no intervalo [0,2,01] e sua imagem são os valores de y que estão no intervalo [0, 1,73]. O domínio da função constante são os valores de x que estão no intervalo [2,01, 4,55], enquanto a sua imagem é o valor fixo de 1,75.


ATIV.3:
  • Determine as medidas de AM, St, Sq, ST e AB, onde St é a área do polígono enquanto triângulo, sq é a área do polígono enquanto trapézio e ST é a área do trapézio ABCD.
  • Construa a tabela com os valores de AM, St, Sq, ST e AB.
  • Movimente o ponto M e complete a tabela.
  • Construa o gráfico da área do polígono em função da medida do segmento AM.
  • Observe o gráfico e faça uma comparação com os gráficos das atividades anteriores. Determine as equações correspondentes.


  • Observe o que acontece com a área quando aumentamos ou diminiumos o comprimento do segmento AM.
A medida que aumentamos o comprimento do segmento AM a área do triângulo e depois trapézio vai aumentando também. Observe a tabela e verifique isto.
  • Qual é o tipo de curva?
  • Qual é a área máxima do polígono enquanto triângulo?
  • Qual é a área do polígono enquanto trapézio?
  • Qual o domínio e a imagem de cada uma das funções?
  • Qual é a lei de cada uma das funções?
A primeira curva de equação 4,8x2 - 0,01xy + 0,01x - 10y = 0 é uma.... e a segunda de equação y = 1,74x - 1,58 é uma reta. O domínio da função ... são os valores de x que estão no intervalo [0, 1,83] e a sua imagem são os valores de y que estão no intervalo [0, 1,6]. O domínio da reta são os valores de x que estão no intervalo [1,83, 4,61] e sua imagem são os valores de y que estão no intervalo [1,6, 6,46]. A área máxima do triângulo é de 1,56 cm2 e a do trapézio é de 6,45 cm2.
ATIV4:
  • Determine as medidas de PD,BC,CD e do ângulo ABP.
  • Construa a tabela com os valores do ângulo ABP e de PD.
  • Movimente o ponto P e complete a tabela.>
  • Construa o gráfico da medida do segmento PD em função da variação do ângulo.
  • Determine a equação correspondente.

  • Qual é o tipo de curva?
  • Quando a medida PD é máxima?
  • Qual o domínio e a imagem da função?
  • A função é crescente ou decrescente?
  • Qual é a lei da função?

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