[Exercícios de Exploração]
[Dicas para Resolução]
[Figuras em Movimento]
Marcia Notare *
Maria Alice Gravina *
Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS
Nesta página estão disponibilizados exercícios
para serem resolvidos com o apoio de ambientes em geometria dinâmica
(Cabri, Sketchpad, entre outros). Para a descoberta de propriedades o dinamismo das figuras se torna
importante. Dicas para a resolução dos exercícios estão disponibilizadas, bem como uma página com figuras
que podem ser animadas on-line (arquivos java, o que exige um certo tempo para serem carregados).
- Construa um triângulo qualquer ABC e os pontos médios M, N e P de seus lados. Construa
os pontos D e P , pontos médios de BP e PC.
Construa o quadrilátero MNED. Como deve ser o triângulo ABC para que este quadrilátero tenha
alguma regularidade (por exemplo: é quadrado, é retângulo, etc.).
![](geo1t.gif)
- Dado o triângulo ABC e o ponto P fora do triângulo, construa P1 simétrico
de P em relação à A; P2 simétrico de P1 em relação à B; P3
simétrico de P2 em relação à C. Construa o ponto médio M de PP3.
Movimente P e observe o que acontece com M. Justifique o observado.
![](geo2t.gif)
- Construa o quadrilátero ABCD e os pontos médios de seus lados. Nomeie estes pontos de M,
N, P e Q e construa o quadrilátero MNPQ. Movimente os vértices de ABCD e descubra que tipo de
figura pode ser MNPQ. Justifique suas descobertas.
![](geo3t.gif)
- Construa um triângulo retângulo ABC, com ângulo reto em A, e P ponto móvel sobre a
hipotenusa. Construa os pontos
I no cateto BA e J no cateto CA de tal forma que os segmentos PI e PJ sejam perpendiculares
aos catetos. Quando o comprimento do segmento IJ atinge seu menor valor? Justifique.
![](geo4t.gif)
- Construa um círculo e um retângulo ABC inscrito neste círculo. Movimente os vértices do
retângulo e descubra quando o retângulo tem a maior área. Justifique sua resposta.
![](geo5.gif)
- Construa um triângulo ABC e prossiga a construção iniciada na figura com o ponto
P1. Observe o que acontece. Justifique o que você está vendo.
![](geo6t.gif)
- Abaixo temos um triângulo equilátero com segmento PQ congruente ao segmento metade do lado
do triângulo. De acordo com a construção feita (identificar a construção!), podemos decompor o
triângulo de forma a recompor um retângulo de mesma área. Movendo o ponto P mudam-se as dimensões
do retângulo em questão. Quem deve ser o ponto P para que o retângulo seja um quadrado?
Justificar.
![](geo7.gif)
- Construa um paralelogramo e sobre seus lados construa quadrados. Usando os centros dos
quadrados, construa um quadrilátero. Movimente os vértices do paralelogramo e observe
regularidades na figura. Enuncie a(s) propriedade(s) observada(s) e demosntre-a(s).
![](geo8t.gif)
- Construa um paralelogramo e as retas bissetrizes dos seus ângulos. Construa os pontos
de intersecção das bissetrizes e, a partir destes, um quadrilátero. Movimente os vértices
do paralelogramo e observe as regularidades da figura. Enuncie e demonstre a propriedade
identificada.
![](geo9t.gif)
- (OMA) Construa um triângulo retângulo ABC com ângulo reto em A. Sobre os lados do triângulo,
construa: triângulo ABD com AD=DB e CD//AB; triângulo BCE com BE=EC e EA//BC; triângulo
CAF com CF=FA e FB//CA. Que relação existe entre as áreas dos triângulos ABC e DEF.
- Construa um triângulo isósceles e P ponto na base do triângulo. Como é a variação da
soma das distâncias de P aos outros dois lados do triângulo? Justifique sua resposta.
- Construa um triângulo equilátero ABC e P um ponto em seu interior. Quanto vale a soma
das distâncias de P aos lados do triângulo. Justifique sua resposta.
![Volta para ATIVIDADES](../BACK.gif)
Márcia Notare é licencianda em Matemática-UFRGS e aluna do programa do
programa de Pós Graduação em Informática-UFRGS
Maria Alice Gravina é professora do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, mestre em Matemática pelo IMPA-CNPq e aluna
do programa de doutorado em Informática na Educação-UFRGS