[Exercícios de Exploração] [Dicas para Resolução] [Figuras em Movimento]


  1. Procure olhar para alguns triângulos semelhantes (por exemplo, os triângulos ABC e MNC).

  2. Considere o quadrilátero PP1P2P3 e os pontos A, B, C e M como pontos médios de seus lados.

  3. Olhe para as diagonais do quadrilátero ABCD e procure triângulos semelhantes.

  4. Olhe para o segmento AP, pois ele é congruente ao segmento IJ.

  5. Analise a área do triângulo formado pela diagonal do retângulo e dois de seus lados. A área de tal triângulo mede metade da área do retângulo). Considere a altura deste triângulo e o raio do círculo.

  6. Mostre que AP1=AP7, considerando congruências que vêm de paralelogramos e triângulos.


  7. Mostre que um dos lados do retângulo mede PR, onde R é ponto médio de AC. Assim, este também será o lado do quadrado na situação particular. Determine o lado do quadrado em termos de elementos do triângulo. Construa circunferência com raio igual ao lado do quadrado e centro em R e marque a interseção com o lado AB. O ponto P está construído!


  8. Analise os triângulos indicados na figura abaixo.


  9. Mostre que os ângulos internos do quadrilátero serão sempre retos, ou seja, o quadrilátero será sempre retângulo. Lembre-se que a soma de dois ângulos consecutivos de um paralelogramo é 180o.
    Em que situação este retângulo será um quadrado?

  10. Observe que a base de DEF é metade da base de ABC (Teorema do Segmento Médio) e que a altura de DEF é 3/2 da altura de ABC (mesmo motivo). Encontre, então, a relação entre as áreas destes triângulos.

  11. Trace a altura CO do triângulo relativa ao lado AB. Observe que OMPQ é um retângulo e, portanto, MP=OQ. Trace uma reta paralela à AB passando por P e nomeie a intersseção de R. Observe que o triângulo RPC é semelhante ao triângulo ABC e, portanto, é isósceles. Logo, QC=PN.


  12. Observe as figuras abaixo: foram construídos três triângulos e aplicados a eles movimentos de translação. Conclua o resultado.