VISUALIZAÇÃO
GEOMÉTRICA DE ALGUMAS SEQÜÊNCIAS
NO SUPER LOGO WINDOWS
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Ana Paula Garcia Kroetz*
Josiane Ferzola Fagundes*
Marina Menna Barreto*
Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS
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Se você
ainda não está familiarizado com o software, visite
antes a página de familiarização
com o LOGO, onde você vai encontrar os principais comandos
para desenvolver as atividades a seguir.
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1.Crie
um único procedimento que desenhe as figuras abaixo: |
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2.Crie
um procedimento que desenhe seqüências de polígonos
como o do desenho abaixo:

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- Qual o perímetro
do primeiro polígono desenhado quando o tamanho do lado é
20 e o polígono é um pentágono?
-
Qual o
perímetro do segundo polígono desenhado quando o tamanho
do lado do primeiro polígono é 20, o polígono
é um pentágono e a razão entre os lados do primeiro
e segundo é 3?
-
Reelabore
o procedimento de forma que calcule o perímetro e de cada polígono
desenhado e liste a seqüência no final.
-
Novamente
considerando o pentágono, qual é a soma dos perímetros
quando o tamanho do primeiro lado é 20, a razão entre
os lados é 3 e o número de pentágonos é
10 ?
-
Acrescente
um novo procedimento que calcule esta soma.
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3.Crie
um procedimento que desenhe a figura abaixo:
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- Qual a relação
entre os lados dos quadrados ? Que seqüência é esta?
- Existe alguma relação
entre as áreas destes quadrados ? Se sim, qual é esta
relação ?
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4.Crie
um procedimento que desenhe a figura abaixo e calcule e liste o comprimento
de cada círculo desenhado.
Use
como inputs de entrada que permitam que se modifique o tamanho do primeiro
círculo, o número de círculos a serem desenhados
e a razão entre os seus raios.
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- Qual a soma
da seqüência dos comprimentos de 10 círculos ? Considere
o raio inicial igual a 20, a razão entre os lados 3.
- Acrescente um procedimento
que calcule esta soma e confirme o resultado anterior.
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5.Crie
um procedimento que desenhe a figura abaixo. Use como inputs de entrada
:l para o tamanho do lado do quadrado maior,
:n para o número de figuras do mesmo
tipo, :c para o contador e :lis
para lista.
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- Qual a relação
entre as áreas dos quadrados ?
- Qual a
relação entre as áreas dos retângulos ?
Observando
a figura, você seria capaz de dizer de qual valor se aproxima
a soma dos termos ?
Novamente,
apenas observando a figura, de que valor se aproxima a soma dos termos
de índice par (quadrados) e de índice ímpar (retângulos)
?
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6.
Crie um procedimento que desenhe a figura abaixo. Use como inputs de entrada
:l para o tamanho do lado dos quadrados pequenos,
:k para o número de quadrados da base
e :c para o contador.

- Rode o programa,
observe a figura e responda. De que valor se aproxima a soma: 1 + 2
+ 3 + 4 + ....+ n ?
- Você seria capaz de encontrar uma
lei que expresse a soma dos termos desta seqüência ?
- Elabore um novo procedimento que liste
os termos da seqüência e calcule a soma. Confirme
o resultado obtido no item anterior.
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7. Elabore um procedimento que desenhe a figura abaixo:
- Calcule a área dos dois primeiros
quadrados pintados e veja qual a relação entre as suas
áreas:
- Apenas observando a figura, de que valor
se aproxima a soma das áreas pintadas ?
- Que tipo de seqüência é
esta ?
- Reelabore o procedimento de maneira que
escreva "a seqüência das áreas é:"
e mostre a seqüência e escreva "a soma é:"e
a edite.
- Rode este novo procedimento e confirme
os resultados obtidos nos itens anteriores
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8. Crie um procedimento que desenhe
a figura abaixo:
- Observe a figura e calcule a soma das áreas
para diferentes n's. De qual valor esta soma se aproxima quando n é
muito grande ?
- Reelabore o procedimento de maneira que
calcule a soma dos termos e confirme o resultado obtido no item anterior.
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Trabalho desenvolvido pelas licenciandas
Ana Paula Garcia Kroetz, Josiane Ferzola
Fagundes e Marina Menna Barreto
na disciplina Computador na Matemática Elementar II em 1999/1, sob
a orientação da professora Maria Alice Gravina.
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