VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE ALGUMAS SEQÜÊNCIAS
NO SUPER LOGO WINDOWS


Ana Paula Garcia Kroetz*
Josiane Ferzola Fagundes*
Marina Menna Barreto
*
Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS




Se você ainda não está familiarizado com o software, visite antes a página de familiarização com o LOGO, onde você vai encontrar os principais comandos para desenvolver as atividades a seguir.


 
1.Crie um único procedimento que desenhe as figuras abaixo:
  • Qual o perímetro da figura quando o tamanho do lado é 20, o número de figuras é 5, o espaço entre elas é 2 e ela é formada por 15 segmentos ?

  • Reestruture o precedimento de forma que também calcule o perímetro da figura.

2.Crie um procedimento que desenhe seqüências de polígonos como o do desenho abaixo:

  • Qual o perímetro do primeiro polígono desenhado quando o tamanho do lado é 20 e o polígono é um pentágono?

  • Qual o perímetro do segundo polígono desenhado quando o tamanho do lado do primeiro polígono é 20, o polígono é um pentágono e a razão entre os lados do primeiro e segundo é 3?

  • Reelabore o procedimento de forma que calcule o perímetro e de cada polígono desenhado e liste a seqüência no final.

  • Novamente considerando o pentágono, qual é a soma dos perímetros quando o tamanho do primeiro lado é 20, a razão entre os lados é 3 e o número de pentágonos é 10 ?

  • Acrescente um novo procedimento que calcule esta soma.

3.Crie um procedimento que desenhe a figura abaixo:

  • Qual a relação entre os lados dos quadrados ? Que seqüência é esta?

  • Existe alguma relação entre as áreas destes quadrados ? Se sim, qual é esta relação ?

4.Crie um procedimento que desenhe a figura abaixo e calcule e liste o comprimento de cada círculo desenhado.
Use como inputs de entrada que permitam que se modifique o tamanho do primeiro círculo, o número de círculos a serem desenhados e a razão entre os seus raios.

  • Qual a soma da seqüência dos comprimentos de 10 círculos ? Considere o raio inicial igual a 20, a razão entre os lados 3.

  • Acrescente um procedimento que calcule esta soma e confirme o resultado anterior.

 

5.Crie um procedimento que desenhe a figura abaixo. Use como inputs de entrada :l para o tamanho do lado do quadrado maior, :n para o número de figuras do mesmo tipo, :c para o contador e :lis para lista.

  • Qual a relação entre as áreas dos quadrados ?

  • Qual a relação entre as áreas dos retângulos ?

  • Observando a figura, você seria capaz de dizer de qual valor se aproxima a soma dos termos ?

  • Novamente, apenas observando a figura, de que valor se aproxima a soma dos termos de índice par (quadrados) e de índice ímpar (retângulos) ?
  • 6. Crie um procedimento que desenhe a figura abaixo. Use como inputs de entrada :l para o tamanho do lado dos quadrados pequenos, :k para o número de quadrados da base e :c para o contador. 


    • Rode o programa, observe a figura e responda. De que valor se aproxima a soma: 1 + 2 + 3 + 4 + ....+ n ?

    • Você seria capaz de encontrar uma lei que expresse a soma dos termos desta seqüência ?

    • Elabore um novo procedimento que liste os termos da seqüência e calcule a soma. Confirme o resultado obtido no item anterior.

    7.
    Elabore um procedimento que desenhe a figura abaixo:

    • Calcule a área dos dois primeiros quadrados pintados e veja qual a relação entre as suas áreas:

    • Apenas observando a figura, de que valor se aproxima a soma das áreas pintadas ?

    • Que tipo de seqüência é esta ?

    • Reelabore o procedimento de maneira que escreva "a seqüência das áreas é:" e mostre a seqüência e escreva "a soma é:"e a edite.
    • Rode este novo procedimento e confirme os resultados obtidos nos itens anteriores



    8. Crie um procedimento que desenhe a figura abaixo:

    • Observe a figura e calcule a soma das áreas para diferentes n's. De qual valor esta soma se aproxima quando n é muito grande ?

    • Reelabore o procedimento de maneira que calcule a soma dos termos e confirme o resultado obtido no item anterior.

    Veja algumas possíveis soluções !

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    Trabalho desenvolvido pelas licenciandas Ana Paula Garcia Kroetz, Josiane Ferzola Fagundes e Marina Menna Barreto na disciplina Computador na Matemática Elementar II em 1999/1, sob a orientação da professora Maria Alice Gravina.