VISUALIZAÇÃO
GEOMÉTRICA DE ALGUMAS SEQÜÊNCIAS
NO SUPER LOGO WINDOWS - FAMILIARIZANDO-SE COM O SOFTWARE
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Para fazermos a Tartaruga andar é preciso escrever
na "caixa de diálogo" as ordens que desejamos que sejam cumpridas. Para
isto é preciso aprendermos alguns comandos básicos:
PF no (anda
para frente o no)
PT no (anda
para trás o no)
PD no (gira
no graus para a direita)
PE no (gira
no graus para a esquerda)
repita x [...] (repete
x vezes o procedimento ... de dentro dos colchetes)
UN (use nada, a tartaruga
não deixa rastro)
UL (use lápis, sempre
depois de usar UN é preciso escrever UL para que volte a deixar
rastro)
ARCO X Y (desenha um
arco de x graus e de raio igual a y).
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Podemos também ensinar
à Tartaruga um conjunto de procedimentos, como por exemplo construir um
quadrado de lado qualquer.
Para isto basta ir no menu Arquivo ........ Editar........
OK e ensinar para a Tartaruga o procedimento.
Vejamos como se ensina a construir um quadrado de lado l: |
aprenda quadrado :l
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sempre escrever
aprenda |
repita 4 [pf :l pd 90] |
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fim |
sempre escrever
fim |
Obs.: na frente de cada letra
usada como variável devemos colocar dois pontos !
Depois é só ir no menu Arquivo
e selecionar Sair.
Aparecerá uma nova janela que perguntará se você que atualizar. É só
clicar em Sim.
Depois é só escrever na caixa de diálogo: quadrado no
(a tartaruga desenhará um quadrado com a medida do lado igual ao no).
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Exemplo de um procedimento que constrói um polígono regular
qualquer:
aprenda poligono :n :l
repita :n [pd 360/:n pf :l]
fim |
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RECURSÃO
DE CAUDA E CONTADOR
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Recursão de Cauda é um programa que se auto-chama
ao final da lista de instruções.
Por
exemplo:
aprenda poligono :l :n |
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pf :l pd 360/:n |
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poligono :l :n |
antes do final devemos "chamar"
o programa |
fim |
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Observe a diferença
deste programa e do anterior que foi construído sem o recurso
de recursão de cauda !! |
O programa acima elaborado desenhará um polígono
de n lados sem parar. Assim sendo, precisamos dar uma condição de parada
para a tartaruga.
Vejamos o exemplo:
aprenda poligono :l :n :c
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:c chamamos de contador |
pf :l pd 360/:n
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se :c = :n [pare] |
quando :c é igual
ao número de lados do polígono o programa pára de desenhar |
poligono :l :n :c |
cada vez que o programa
"chama" polígono o valor de :c será uma unidade maior |
fim |
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Para executar
este programa deve-se escrever na caixa de diálogo: poligono
50 5 1 onde:
50 será o comprimento do lado do polígono
5 será o número de lados (pentágono)
1 será o primeiro valor atribuído à :c.
Na caixa de comandos clique em rastrear e execute
poligono 50 5 1.
Observe que mostra "como" o programa executou a tarefa. Este recurso serve
para identificarmos a maneira que o programa está entendendo os comandos.
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É um conjunto de elementos do LOGO, como
por exemplo, palavras, variáveis e outras listas. Os elementos de
uma lista são sempre apresentados entre colchetes.
Vejamos os principais comandos:
ordens / exemplo
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resultados
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ordens / exemplo
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resultados
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escreva (esc) [ ]
esc [3 6 9 12] |
3 6 9 12
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semprimeiro (sp)
mostre sp [3 6 9 12] |
[6 9 12]
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mostre [ ]
mostre [3 6 9 12] |
[3 6 9 12]
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semúltimo (su)
escreva su [3 6 9 12] |
[3 6 9]
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primeiro (pri)
esc pri [3 6 9 12] |
3
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juntenoinício (ji)
mostre ji 5 [3 6 9 12] |
[5 3 6 9 12]
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último (ult)
esc ult [3 6 9 12] |
12
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juntenofim (jf)
mostre jf 15 [3 6 9 12] |
[3 6 9 12 15]
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Digite o procedimento abaixo e observe na janela de comandos o que
ele faz:
aprenda seq :a1 :r :n :e :lis
atr "lis jf potência :a1 :e :lis
se :n=1 [esc [a seqüência é:] mostre :lis pare]
seq :a1+:r :r :n-1 :e :lis
fim |
Obs.: Quando você
for executar este programa deve digitar na caixa de diálogo,
por exemplo:
seq 2 2 5 2 []
(No lugar da lista deve ser
colocado os colchetes vazios, para que seja preenchido na execução
do programa)
Neste caso aparecerá na caixa
de comandos o seguinte:
a seqüência é:
[4 16 36 64 100]
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