VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE ALGUMAS SEQÜÊNCIAS
NO SUPER LOGO WINDOWS - FAMILIARIZANDO-SE COM O SOFTWARE



COMANDOS BÁSICOS






Para fazermos a Tartaruga andar é preciso escrever na "caixa de diálogo" as ordens que desejamos que sejam cumpridas. Para isto é preciso aprendermos alguns comandos básicos:

PF no (anda para frente o no)

PT no (anda para trás o no)

PD no (gira no graus para a direita)

PE no (gira no graus para a esquerda)

repita x [...] (repete x vezes o procedimento ... de dentro dos colchetes)

UN (use nada, a tartaruga não deixa rastro)

UL (use lápis, sempre depois de usar UN é preciso escrever UL para que volte a deixar rastro)

ARCO X Y (desenha um arco de x graus e de raio igual a y).



Podemos também ensinar à Tartaruga um conjunto de procedimentos, como por exemplo construir um quadrado de lado qualquer.
Para isto basta ir no menu Arquivo ........ Editar........ OK e ensinar para a Tartaruga o procedimento.
Vejamos como se ensina a construir um quadrado de lado l:


aprenda quadrado :l
sempre escrever aprenda
repita 4 [pf :l pd 90]  
fim sempre escrever fim



Obs.: na frente de cada letra usada como variável devemos colocar dois pontos !

Depois é só ir no menu Arquivo e selecionar Sair.
Aparecerá uma nova janela que perguntará se você que atualizar. É só clicar em Sim.
Depois é só escrever na caixa de diálogo: quadrado no (a tartaruga desenhará um quadrado com a medida do lado igual ao no).



Exemplo de um procedimento que constrói um polígono regular qualquer:

aprenda poligono :n :l
repita :n [pd 360/:n pf :l]
fim

 


RECURSÃO DE CAUDA E CONTADOR


Recursão de Cauda é um programa que se auto-chama ao final da lista de instruções.
Por exemplo:

aprenda poligono :l :n  
pf :l pd 360/:n  
poligono :l :n antes do final devemos "chamar" o programa
fim  

Observe a diferença deste programa e do anterior que foi construído sem o recurso de recursão de cauda !!



O programa acima elaborado desenhará um polígono de n lados sem parar. Assim sendo, precisamos dar uma condição de parada para a tartaruga.
Vejamos o exemplo:

aprenda poligono :l :n :c

:c chamamos de contador
pf :l pd 360/:n
 
se :c = :n [pare] quando :c é igual ao número de lados do polígono o programa pára de desenhar
poligono :l :n :c cada vez que o programa "chama" polígono o valor de :c será uma unidade maior
fim  

Para executar este programa deve-se escrever na caixa de diálogo: poligono 50 5 1 onde:
50 será o comprimento do lado do polígono
5 será o número de lados (pentágono)
1 será o primeiro valor atribuído à :c.

Na caixa de comandos clique em rastrear e execute
poligono 50 5 1.
Observe que mostra "como" o programa executou a tarefa. Este recurso serve para identificarmos a maneira que o programa está entendendo os comandos.




LISTA


É um conjunto de elementos do LOGO, como por exemplo, palavras, variáveis e outras listas. Os elementos de uma lista são sempre apresentados entre colchetes.
Vejamos os principais comandos:

ordens / exemplo
resultados
ordens / exemplo
resultados
escreva (esc) [ ]

esc [3 6 9 12]
3 6 9 12
semprimeiro (sp)

mostre sp [3 6 9 12]
[6 9 12]
mostre [ ]

mostre [3 6 9 12]
[3 6 9 12]
semúltimo (su)

escreva su [3 6 9 12]
[3 6 9]
primeiro (pri)

esc pri [3 6 9 12]
3
juntenoinício (ji)

mostre ji 5 [3 6 9 12]
[5 3 6 9 12]
último (ult)

esc ult [3 6 9 12]
12
juntenofim (jf)

mostre jf 15 [3 6 9 12]
[3 6 9 12 15]



Digite o procedimento abaixo e observe na janela de comandos o que ele faz:

aprenda seq :a1 :r :n :e :lis
atr "lis jf potência :a1 :e :lis
se :n=1 [esc [a seqüência é:] mostre :lis pare]
seq :a1+:r :r :n-1 :e :lis
fim


Obs.: Quando você for executar este programa deve digitar na caixa de diálogo, por exemplo:

seq 2 2 5 2 []

(No lugar da lista deve ser colocado os colchetes vazios, para que seja preenchido na execução do programa)

Neste caso aparecerá na caixa de comandos o seguinte:

a seqüência é:
[4 16 36 64 100]



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