Construindo caixas-pretas no Régua e Compasso


Construindo uma Macro

Construiremos uma macro bem simples: o objeto final dela é a bissetriz de um ângulo. O primeiro passo é construir o nosso objeto para depois criar a macro. Vamos lá !

- Pontos P1, P2, P3 : pois bastam três pontos para definirmos um ângulo.


- Semi-reta r1 passando por P2 e P1.
- Semi-reta r2 passando por P2 e P3.


- Circunferência c1 com centro em P2 e raio de P2 a P4 (sendo P4 um ponto qualquer sobre r1).
- Ponto I1 na interseção de c1 com r2



- Circunferência c2 com centro em P4 e raio de P4 a I1.
- Circunferência c3 com centro em I1 e raio de I1 a P4.

- Semi-reta r3 passando por P2 e pela inteseção das circunferências c2 e c3.

r3 é a bissetriz do ângulo P1P2P3.

Agora clicamos no ícone : 'Parâmetros de macro/objetos/definições' e selecionamos os parâmetros de macro: os pontos P1, P2 e P3. Clicamos novamente (agora o ícone vai estar assim:) e selecionamos o alvo de macro: a semi-reta r3, que é a bissetriz do ângulo formado pelos pontos P1, P2 e P3. Para finalizarmos clicamos novamente (o ícone estará assim:) no ícone 'Parâmetros de macro/objetos/definições'. Será aberta uma caixa de diálogo, onde iremos 'Definir a macro', com informações como nome e mensagens para o usuário da macro.



Observe que no item : Mensagem de solicitação, podemos digitar uma frase que será mostrada na parte inferior da tela como solicitação para que sejam criados os objetos P1, P2 e P3.

Você pode fazer os mesmos passos através do menu 'Macros'. Depois disso você deve gravar a macro, através do enu 'Macros' clicando no ícone 'Guardar macros'. Não esqueça de dar ao arquivo de sua macro um nome que lembre aquilo que ela executa.

Para utilizar a macro basta clicar no menu 'Macros' e selecionar o item 'Carregar macro', depois de escolhido o arquivo de macro a ser utilizado selecione o item 'Rodar uma macro', também no menu Macro, ou tecle '9', ou ainda clique em .

VOLTAR