Construção de nível
avançado |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Obra de Alexander
Calder, reproduzida pelas alunas Márcia Erondina Dias de Souza
e Silvane de Sousa Verch. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Matemática usada na construção Esta obra trabalhou essencialmente com a equação do círculo, aqui, exigindo um pouco mais de conhecimento matemático no que diz respeito a onde posicionar o centro deste círculo, qual o seu raio e quais suas limitações, sempre visando que a curva se aprioxime o máximo possível daquela presente na obra original. Além disso, usou conhecimentos de retas e de coordenadas polares. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Retas Retas são elementos geométricos classificados aqui como básicos e intermediários (Podemos ler a respeito nas demais seções). Trazemos os casos utilizados aqui na obra, pois o leitor pode observar, e posteriormente fazer uso, de alguns artifícios do programa, que possibilitam, por exemplo, uma simplificação de relações. Veja abaixo: |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Círculos As regiões coloridas são limitadas por curvas que serão tratadas através da equação do círculo. É surpreendente: de alguma forma, todas as curvas presentes na obra serão descritas pela equação do círculo, limitada a um certo valor. Vamos começar analisando as curvas desenhadas em amarelo sobre a faixa azul. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||