Arte com o GraphEquation

Joseane Fiegenbaum*
 
O objetivo desta atividade é mostrar o quanto podemos incentivar os alunos a pensar, através da construção de réplicas de obras de arte que utilizam relações matemáticas. As obras de arte a serem trabalhadas podem exigir diferentes niveis de conhecimento de matemática. Abaixo, podemos observar três obras construídas por alunos da disciplina de Educação Matemática e Tecnologia Informática no primeiro semestre de 2007, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir das formas geométricas que compõem cada uma delas foi feita uma classificação. Para conhecer um pouco sobre o programa e sua matemática, visite o tutorial, especialmente o item que trata sobre movimento de figuras. Para download do GraphEq, clique aqui. Para sugestões de réplicas a serem construídas, visite a galeria.
Construção de nível básico
Construção de nível intermediário
Construção de nível avançado
     
Obra
 

Réplica

 
Obra
Réplica
Obra
Réplica
Obra de Geraldo de Barros, reproduzida pela aluna Myrela Leitão Barros. A construção desta réplica exige conhecimentos de retângulos e círculos.
Obra de Rubem Valentim, reproduzida pelas alunas Ione G. Rodrigues e Rejane Zancanaro. A construção desta réplica exige conhecimento de retas e de círculo.
Obra de Alexander Calder, reproduzida pelas alunas Márcia Dias de Souza e Silvane Verch. É uma obra cuja réplica exige um pouco mais de conhecimento.
 
Joseane Fiegenbaum é monitora da disciplina de Educação Matemática e Tecnologia Informática,desenvolveu este trabalho sob orientação da Profª. Drª. Maria Alice Gravina.