Experimento 1: Olhando através de tubos *
Parte I:
![](exp1t.gif) | Neste experimento, a medida da imagem
visualizada é função da distância em que você se encontra da parede. Consideremos a
distância que você se encontra da parede como sendo a variável independente e a medida
da imagem que você enxerga como a variável dependente. |
Equipamento
- Cilindros ocos de tamanhos diferentes e mesmo diâmetro, um por grupo
(canos, rolos de papel);
- Trenas, duas por grupo. Este material pode ser confeccionado pelo grupo
para facilitar a visualização das medidas.
- Folhas de papel milimetrado, uma por aluno.
Procedimento
- trabalhar em grupo de dois ou três;
- utilizar sempre o mesmo tubo nesta atividade;
- fixar uma trena na parede;
- posicionar-se a uma distância x da parede e visualizar a trena fixada
(y);
- anotar numa tabela os valores de x e y;
- repetir algumas vezes este procedimento, para valores diferentes de x;
- construir, na folha de papel milimetrado, o gráfico (distância da parede x medida da
imagem) a partir dos valores obtidos para x e y.
Organização e Análise dos Resultados
1. Encontre uma possível equação para a situação trabalhada. A partir dessa equação,
responda:
a) Se dobrarmos a distância que estamos da parede, dobra o tamanho da imagem
visualizada?
2. Deduza uma relação entre x e y a partir da situação geométrica.
Clique aqui para ver a resolução.
Parte II:
![](exp12t.gif) | Neste experimento, a medida da imagem
visualizada é função do comprimento do tubo, mantendo fixa sua diatância da parede.
Consideremos o comprimento do tubo como sendo a variável independente e a medida da imagem
que você enxerga como sendo a variável dependente. |
Equipamento
- Três cilindros ocos de comprimentos diferentes e mesmo diâmetro por grupo (sugestão:
os tubos podem ser confeccionados com cartolina);
- Trenas, uma por grupo. Este material pode ser confeccionado pelo grupo
para facilitar a visualização das medidas.
- Folhas de papel milimetrado, uma por aluno.
Procedimento
- trabalhar em grupo de dois ou três;
- medir o comprimento dos três tubos (x);
- fixar uma trena na parede;
- posicionar-se a uma distância fixa da parede e visualizar a trena (y);
- anotar numa tabela os valores de x e y;
- repetir o procedimento para cada tubo;
- construir, na folha de papel milimetrado, o gráfico (tamanho do tubo x medida da
imagem) a partir dos valores obtidos para x e y.
Organização e Análise dos Resultados
1. Encontre uma possível equação para a situação trabalhada. A partir dessa equação,
responda:
a) Se dobrarmos o comprimento do tubo, dobramos também a medida da imagem visualizada?
2. Deduza uma relação entre x e y a partir da situação geométrica.
Obs.: Sugerimos a realização deste experimento utilizando como variável o
diâmetro do tubo.
Clique aqui para ver a resolução.
* Experimento adaptado do livro Algebra Experiments I, de Mary Jean
Winter e Ronald J. Carlson
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