Página do Cálculo IIA Página inicial dos Cálculos Ufrgs Dep. de Matemática | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Segundo Semestre 2016 Plano de Ensino Livro e Exercícios Estudando Cônicas Turmas e Professores Monitoria Datas e Avaliação Provas e Testes Notas e Conceitos | Cálculo e Geometria Analítica I-A (MAT01353) "A animação mostra a reta tangente em x=1 sendo aproximada por retas secantes ao gráfico de f(x)=x^2." | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Confira o Plano de Ensino oficial de MAT01353 no Portal do Aluno, apresentamos aqui um resumo do sistema de avaliação. Disciplina: CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA I A Período Letivo: 2015/2 Sigla: MAT01353 Créditos: 6 Carga Horária: 90h CH Coletiva: 90h CH Individual: 0h Súmula Estudo da reta e de curvas planas. Cálculo diferencial de uma variável real. Cálculo integral das funções de uma variável real. Metodologia O conteúdo será apresentado de forma expositivodialogada com apelo à intuição do estudante, exemplificando com abundância os tópicos abordados e seguindo uma sistematização adequada ao curso de Cálculo. Deste modo visamos fornecer ao aluno conhecimentos e técnicas que lhe sejam úteis posteriormente, capacitandoo à aplicação dos temas abordados, mediante exemplos práticos. Também serão indicados por cada professor exercícios relevantes, que cubram a matéria ministrada e que capacitem o aluno a sintetizar as técnicas utilizadas. Critérios de Avaliação A disciplina está dividida em duas áreas de conhecimento, especificadas no conteúdo programático. As turmas dessa disciplina poderão adotar um cronograma de aulas em comum, elaborado pelo professor responsável e comunicado aos diversos professores da disciplina antes do início do semestre letivo. Serão realizadas duas provas de área, correspondentes às duas áreas de conhecimento, e dois testes. Todas as turmas de um mesmo horário poderão aplicar a mesma prova e o mesmo teste. As provas e testes são elaboradas pelos professores dessa disciplina ou pelo professor responsável. Os testes e provas corrigidos serão entregues aos alunos após sua aplicação. Os alunos terão a oportunidade de ver e elucidar qualquer dúvida quanto a correção dentro do prazo legal após a aplicação do(a) teste(prova). O aluno terá uma nota para cada área de conhecimento e estas serão calculadas, conforme explicitado abaixo: Área 1: Serão aplicados um teste (T1), que valerá 3,0 (três pontos), e uma prova (P1) que valerá 7,0 (sete pontos). A nota da área 1 (NA1) e será obtida da seguinte forma: NA1=T1 + P1, totalizando 10,0 (dez pontos). Área 2: Serão aplicados um teste (T2), que valerá 3,0 (três pontos), e uma prova (P2) que valerá 7,0 (sete pontos). A nota da área 1 (NA2) e será obtida da seguinte forma: NA2=T2 + P2, totalizando 10,0 (dez pontos). O aluno estará aprovado na disciplina se: • cumprir a exigência de um mínimo de 75% de presenças nas aulas ministradas, conforme artigo 134 do RGU; • obtiver notas NA1 e NA2 superiores ou iguais a 4,0 (quatro) e média aritmética M = (NA1 + NA2) / 2 das duas notas de área superior ou igual a 6,0 (seis). A atribuição dos conceitos aos alunos aprovados ocorrerá em correspondência com a nota final M acima calculada: 1. Conceito A corresponde a M superior ou igual a 9,0 (nove), 2. Conceito B corresponde a M superior ou igual a 7,5 (sete vírgula cinco) e inferior a 9,0 (nove) e 3. Conceito C corresponde a M superior ou igual a 6 (seis) e inferior a 7,5 (sete vírgula cinco). Ao aluno que não tiver cumprido a exigência do Artigo 134 do RGU, será atribuído o conceito FF. Será facultado ao aluno aprovado com conceito C ou B, para melhorar o conceito, realizar uma das recuperações propostas nas atividades de recuperação, valendo a atribuição de conceitos lá descrita. Para a realização desta prova o aluno deve se manifestar explicitamente para o professor em tempo hábil para a confecção da mesma, caso contrário, o conceito atribuído será aquele obtido originalmente nas provas e testes. Para ajuda ver simulador. Atividades de Recuperação Previstas O aluno que não lograr aprovação pelos critérios de avaliação da disciplina, mas que tiver cumprido a exigência do Artigo 134 do RGU, poderá realizar uma prova de recuperação, cujo conteúdo dependerá de seu desempenho durante o semestre, conforme descrito abaixo: a) a prova de recuperação versará sobre o conteúdo da área onde o aluno obteve a menor nota se pelo menos uma das duas notas de área for superior ou igual a 6,0; b) a prova de recuperação versará sobre todo o conteúdo desenvolvido na disciplina, caso as notas das duas áreas forem inferiores a 6,0 (NA1<6,0 e NA2 <6,0). No caso a), a nota da recuperação substituirá a nota da área em questão RA1= recuperação da área 1, valerá 10,0 (dez pontos) e substituirá NA1; RA2= recuperação da área 2, valerá 10,0 (dez pontos) e substituirá NA2; e volta a valer o critério de avaliação definido acima, ou seja, o aluno estará aprovado na disciplina se obtiver notas NA1 e NA2 superiores ou iguais a 4,0 (quatro pontos) e média aritmética M = (NA1 + NA2) / 2 das duas notas de área superior ou igual a 6,0 (seis pontos). A atribuição dos conceitos dos alunos aprovados ocorrerá em correspondência com a nota final M acima calculada: 1. conceito A corresponde a M superior ou igual a 9,0 (nove), 2. conceito B corresponde a M superior ou igual a 7,5 (sete vírgula cinco) e inferior a 9,0 (nove) e 3. conceito C corresponde a M superior ou igual a 6 (seis) e inferior a 7,5 (sete vírgula cinco). No caso b), o aluno fará uma prova denominada Exame (EX) que valerá 10,0 (dez pontos) e será aprovado se obtiver nota na recuperação superior ou igual a 6,0 (seis pontos), sendo atribuído o conceito C, se a nota da recuperação for inferior a 9,0 (nove) e B, se a nota da recuperação for superior ou igual a 9,0 (nove). Para ajuda ver simulador. Bibliografia Básica Essencial CALCULO VOL.I 10ED. Autor: ANTON, HOWARD ISBN: 9788582602256
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Embora todos os professores sigam a mesma bibliografia, observe que cada turma pode ter listas de exercícios preferenciais organizadas e distribuidas por seu professor(a). A lista abaixo é uma seleção de exercícios recomendados do livro oficial do curso, mas não há necessidade de fazer a sua integralidade, até porque alguns deles podem estar em desacordo com os tópicos desenvolvidos em aula. Em caso de dúvida converse com seu professor(a):
Exercícios da Área 1, 8ªed sugeridos do livro adotado
Exercícios da Área 2, 8ªedsugeridos do livro adotado
Exercícios da Área
1 sugeridos da 10ªedição do livro adotado
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Uma introduçãoUma exposição completa com teoria e exercícios pode ser baixada nesta apostila em pdf aqui (é necessário Acrobat® Reader™): Apostila de Cônicas
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Todas as turmas têm aulas às segundas, quartas e sextas; todas as aulas têm duração de duas horas-aula (100 minutos) e todas as turmas tem as salas de aula no prédio 43324 (clique pra ver um mapa do campus).
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As salas de aula onde os monitores atendem são no saguão do prédio 43123 (clique pra ver um mapa do campus).
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Atenção alunos: por favor façam a avaliação do seu curso, sua disciplina e seu(sua) professor(a) acessando o Portal do Aluno. A avaliação é individual, converse com seu professor para detalhes referentes à sua turma, as datas não são as mesmas para todos.
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As
avaliações aqui disponibilizadas são de diferentes semestres e não devem ser tomadas como parâmetro
para as atuais provas e testes, servem apenas para exercitar o conteudo
com diversos tipos de exercícios adicionais. 2013 - Primeiro semestre Prova 1 Prova 2 Teste 1 Teste 2 Teste 3 Teste 4 2014 - Primeiro semestre Prova 1 Prova 2 Teste 1 Teste 2 Teste 3 2014 - Segundo semestre* Prova 1 Prova 2 Teste 1 Teste 2 Teste 3 2015 - Aguarde... *Inicio das provas de múltipla escolha
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Dependendo de cada professor as notas e conceitos poderão ser divulgados de diferentes modos:
Simulador de Avaliação (Versão 001) Para facilitar o entendimento de como as notas e conceitos são calculados, levando em conta o plano de ensino da disciplina, disponibilizamos aqui um Simulador. Nele você pode inserir suas notas já obtidas e também as notas que pretende obter nas próximas avaliações descobrindo como ficaria sua situação. Para utilizá-lo é necessário ter o programa EXCEL ou equivalente por tratar-se de uma planilha: Clique aqui para baixar Obs: os resultados da simulação não refletem a sual real nota ou situação que pode ser afetada por outros fatores secundários. Para saber da sua real situação consulte seu professor.
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Última atualização em 27/02/2015. |