click aqui para voltar ao indice geral
|
O log é o mais simples e importante protótipo de função que cresce ao
infinito lentamente. No que segue, procuraremos explicar e demonstrar essa afirmação. |
1. Iniciemos examinando o lento crescimento do log no infinito
Observe que, na tabela abaixo, fazemos x crescer ao infinito com enorme rapidêz e que mesmo assim é espantosamente lento o crecimento do log x , e mais lento ainda os do log ( log x ), log ( log ( log x ) ) , etc :
Em verdade, se V. não esqueceu do real significado do log -- ou seja, que log x dá a ordem de grandeza de x e que log ( log x ) dá a ordem de grandeza da ( ordem de grandeza de x ), etc -- não pode ter ficado tão surpreendido com os resultados da tabela. |
2. Outro modo de verificarmos o lento crescimento do log no infinito
Na prática, frequentemente, precisamos comparar a velocidade de crescimento de duas ou mais variáveis. Essas comparações tornam-se mais fáceis quando sabemos comparar a velocidade de crescimento de funções simples como as y = x , y = x2 , y = x3 , y = x4 , etc, y = log x , y = ex. OU SEJA, antes de mais nada, devemos saber comparar a velocidade de crescimento no infinito dos polinômios, do log e da exponencial.O modo mais simples de compararmos o crescimento do logaritmo com o de y = x , y = x2 , y = x3 , y = x4, etc é estudar o crescimento no infinito dos quocientes: ( log x ) / x , ( log x ) / x 2 , ( log x ) / x 3 , etc. Confira no quadro abaixo:
desse quadro, é fácil induzirmos que ( log x ) / x n tende a zero a medida que x vai para o infinito, ou seja:
|
3. Aplicações do crescimento logarítmico
São inúmeras, apenas citaremos alguns exemplos:
|