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1.- A idéia de transformação Movimentos e deformações no plano transformam cada ponto ( x , y ) de uma figura plana num ponto ( x' , y' ) através de expressão analítica da forma:
x ' = f ( x , y ) Vejamos dois exemplos iniciais: a TR1 dada por x' = x , y' = 2x + y e a TR2 dada por x' = x 2 , y' = 2x + y . Para facilitar a visuzalização do efeito geométrico dessas transformações, calculemos os ( x' , y' ) correspondentes a alguns ( x , y ) estrategicamente escolhidos:
Compare as transformações nas figuras abaixo:
Observe que a TR1 preserva retilinearidade e proporcionalidade, o que não ocorre
com a TR2. Outra diferença, que será muito importante a seguir, é que a TR1
pode ser representada matricialmente e a TR2 não. Com efeito, é imediato ver
que qualquer transformação da forma:
x ' = u + ax + by
pode ser representada matricialmente, assim:
Embora ainda precisemos melhorar a representação matricial dessas transformações, já é possível ver vantagens no uso de matrizes em cálculos de transformações geométricas. Com efeito, vejamos como calcular rapidamente a imagem do quadrado acima pela transformação TR 1 :
Movimentos e deformações no espaço 3-dimensional
A situação é análoga ao caso plano. A forma geral das transformações espaciais
é:
x ' = f ( x , y , z )
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O caso plano
Há três tipos de movimentos rígidos básicos no plano:
Vejamos alguns exemplos iniciais:
Os movimentos rígidos básicos correspondem a versões 3-dimensionais dos
correspondentes movimentos planos. A generalização é imediata no caso das
translações e reflexões, e mais delicada no caso das rotações. Assim que
temos como movimentos rígidos espaciais básicos :
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prova no caso plano : é imediata formalização do que está colocado nas figuras abaixo, onde mostra-se como superpor um triângulo azul dado a qualquer triângulo vermelho a ele congruente: |