Matrizes


1. A noção de matriz

Frequentemente nos deparamos com conjuntos de números, ou outros objetos matemáticos, que sao operados essencialmente da mesma maneira, isso sugere tratá-los em bloco. A noção de matriz é uma maneira de implementar essa idéia.
click aqui para detalhes
2. A incrível história das matrizes

Os principais teoremas do cálculo matricial já eram conhecidos quando foi isolada a noção de matriz. Como é possível isso ????
click aqui para fazer esta etapa do passeio
3. Os movimentos rígidos e sua representação matricial clássica

Na geração dos movimentos e deformações que vemos nos efeitos especiais do cinema, da TV, dos games de computadores e nas visualizações das simulações científicas, os ingredientes mais fundamentais são os movimentos rígidos. O objetivo desta página é apresentar os resultados básicos dessas transformações.
Click aqui para fazer esta etapa do passeio
4. A implementação computacional dos movimentos rígidos

A realização dos movimentos rígidos dos efeitos especiais no cinema, TV, games e nas simulações científicas exige a concatenação de enorme quantidade de translações, reflexões e rotações. Para que consigamos implementá-las de modo rápido e mecânico nos computadores é necessário modificar ligeiramente a representação matricial clássica que vimos acima. Mostraremos aqui como fazer isso de modo a reduzir qualquer de tais concatenações a um mero produto de matrizes.
click aqui para fazer esta etapa do passeio.
5. As matrizes nas aplicações técnicas e científicas atuais :
tamanho, forma, estrutura, etc

click aqui para fazer esta etapa do passeio .



versão: 01-set-1 999
localize esta página em: http://athena.mat.ufrgs.br/~portosil/minmatr.html
© J.F. Porto da Silveira ( portosil@mat.ufrgs.br )
permitida a reprodução, desde que com fins acadêmicos e não comerciais