FONTES DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA A TAREFA 2


1. História da Matemática. Origem dos Negativos.
http://www.somatematica.com.br/negativos.php
Este site traz informações sobre a história dos números. Recomendamos, pois nosso foco, é a evolução histórica dos conceitos da matemática.

 

2. NETO, Fernando Raul. Duas ou três coisas sobre o "menos vezes menos dá mais. Abril de 1995 Publicação Nº 2 Trabalho apresentado na Semana de Estudos em Psicologia da Educação Matemática promovido pelo Mestrado em Psicologia da Ufpe, realizado entre os dias 27 e 31 de março de 1995 em Recife, Pernambuco.Disponível em:
http://www.ufpe.br/filosofia/arquivos/10%20Duas%20ou%20tres%20coisas%20sobre%20o%20menos%20vezes%20menos%20da%20mais.pdf

Este texto trata das operações com números positivos e negativos e traz a história da construção destes números. É importante pois coincide com a abordagem histórica que o nosso trabalho prioriza.


3. Números Relativos (trecho dos PCN- Matemática para Ensino de quinta a oitava série, 1998, páginas 97-100)
Texto que discute a questão do ensino dos números negativos. Recomendamos para o professor preocupado com as dificuldades de ensinar.

 

4. Boletim 2006 (pdf).
MORETTI, M. -1 ´ -1 = +1 ? PPGECT/MTM/CFM/UFSCUFSC
http://www.redemat.mtm.ufsc.br/reppemat/2005_pdf/boletim_2006_01.PDF
Este texto discute as regras da multiplicação com reais relativos, explicando que a matemática se baseia em convenções. Recomendamos para quem ainda está inconformado com o resultado (-1)(-1) = 1.