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Veremos agora, um caso curioso de triângulos que apresentam 5 de seus 6 elementos em congruência, mas que apesar disto não são congruentes. Em primeiro momento precisamos verificar quais são estes 5 elementos dos triângulos que serão congruentes. Temos duas opções: 3 lados e 2 ângulos em congruência ou 3 ângulos e 2 lados em congruência. A primeira opção deve ser descartada já que sabemos que três lados em congruência é um dos casos que já conhecemos de congruência de triângulos (LLL). Concluimos então que os nossos triângulos devem ter 3 ângulos e 2 lados em congruência. Então estes triângulos devem ser semelhantes (devem ter lados em proporção) já que existe um caso de semelhança de triângulos que diz: "Se dois triângulos possuem dois ângulos ordenadamente congruentes, então eles são semelhantes" Suponhamos então que estes dois triângulos (de ângulos congruentes) tenham lados a, b e c (triângulo 1) e lados a, b e d (triângulo 2). Assim sendo temos quatro possibilidades de pares de lados correspondentes que se mantêm em razão constante nos dois triângulos. |
Possibilidade 1 : |
![]() Neste caso temos lados correspondentes iguais e isto não pode ocorrer pois então teríamos dois triângulos congruentes. E não estamos interessados na congruência. |
Possibilidade
2:
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![]() Isto também não pode ocorrer por que teríamos novamente a congruência, já que a e b são iguais neste caso. |
Possibilidade
3:
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Possibilidade
4:
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Isto é possível!! |
Isto também é possível!! |
Podemos observar na possibilidade 3 que os lados do triângulo 1 formam a PG (a, ka, k2a) de razão k; e os lados do triângulo 2 formam outra PG (a/k, a, ka) também de razão k. |
1. Se k > 1, k2a < a + ka (se k > 1, a PG é crescente então o maior lado é k2a). |
2. Se 0 < k < 1, a < ka + k2a (se k está entre o e 1, a PG é decrescente daí o maior lado é a). |
Na segunda situação temos:
E juntando as duas teremos:![]()
Quanto à quarta possibilidade o raciocínio se dá da mesma maneira; os lados do triângulo 1 formam a PG (a/k, a , ak) e os lados do triângulo 2 formam a PG (a, a/k, a/k2).
Se você estiver interessado em mais detalhes sobre este problema
veja a Revista do Professor de Matemática (RPM n o16).
A Revista do Professor de Matemática é uma publicação quadrimestral da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM),com apoio da Universidade de São Paulo (USP) dirigida a professores de matemática de 10 e 20 graus. Pode ser consultada na Biblioteca do Instituto de Matemática da UFRGS ou adquirida por assinatura. Correspondência: Revista do Professor de Matemática |