Os critérios nos garantem que conhecendo três de certos elementos do triângulo, numa certa ordem, podemos calcular os demais.
E para isto basta usarmos o Teorema de Pitágoras, as Leis dos Senos e Cossenos e o Teorema dos 180 graus. Para revisar estes resultados clique aqui.
Veja os exemplos abaixo!






Exemplos:


1) Dado o triângulo ABC e sabendo que o lado a mede 16 , o lado b mede 10 e o ângulo formado por estes lados é 60o, quais são os valores dos outros elementos ( lado c , e ângulos A e B ) do triângulo ?



Veja a solução aqui







2) Dado o triângulo abaixo, e sabendo que dois de seus ângulos são de 15o e 45o respectivamente e que o lado em comum mede 18, quais são os valores dos elementos desconhecidos?



Veja a solução aqui







3) Sabendo que em um triângulo qualquer seus lados medem respectivamente 3 , 5 e 7 , quais são os ângulos deste triângulo?



Veja a solução aqui






VOLTA À PÁG PRINCIPAL











Lei dos Senos:
A Lei dos Senos nos diz que em um triângulo QUALQUER os seus lados são proporcionais aos senos dos ângulos opostos.
Diz também que a constante desta proporcionalidade é igual ao diâmetro de uma circunferência que circunscreva este triângulo.


lei dos senos-figura
lei dos senos






Exemplos








Lei dos Cossenos:
A Lei dos Cossenos nos diz que em um triângulo QUALQUER o quadrado de um lado é igual à soma dos quadrados dos outros lados menos duas vezes o produto desses dois lados pelo cosseno do ângulo por eles formado.
lei dos cossenos - figura
lei dos cossenos


Exemplos







Teorema dos 1800:
O Teorema dos 1800 nos diz que a soma de todos os ângulos internos de um triângulo QUALQUER é igual à 1800.


teorema dos 180 - figura

teorema dos 180


EXEMPLOS