Existem teoremas simples e interessantes em Matemática, através dos quais podemos desenvolver boa parte de conteúdos que fazem parte dos programas de nossas escolas. Se temos um objetivo bem definido a ser atingido, no caso a demonstração de um resultado interessante, certamente o desenvolvimento de conceitos e propriedades torna-se muito mais significativo, e com isto os alunos aprendem com entusiasmo. Um exemplo disto é o seguinte teorema:
Em outras palavras, podemos decompor os dois polígonos em polígonos menores, dois à dois congruentes. Isto significa que os dois polígonos podem ser decompostos igualmente, e por isto são ditos "polígonos equidecomponíveis". Em algumas situações,
dependendo da forma e do dimensionamento dos polígonos, podemos descobrir
facilmente uma equidecomposição.Por exemplo, nos pares de polígonos abaixo
Para ver equidecomposições clique aqui. Em outras situações uma tal equidecomposição não é obvia. Por exemplo, nas situações abaixo:
Como obter uma equidecomposição para estes pares de polígonos? Para desenvolver o teorema vamos, passo à passo, construir quebra-cabeças. O material aqui apresentado pode ser utilizado de diversas maneiras, dependendo do público a que se dirige: *Uma abordagem lúdica - são quebra-cabeças que transformam triângulos em retângulos, retângulos em quadrados, dois quadrados num único quadrado e um polígono em quadrado. Podemos explorar as formas geométricas já a partir das primeiras séries do primeiro grau. *Uma abordagem intuitiva - triângulos, quadrados , retângulos, paralelogramos, paralelismo, perpendicularismo são alguns dos conceitos desenvolvidos na construção dos quebra-cabeças. Aqui o desenho geométrico com régua e compasso é ferramenta importante, já que a precisão das figuras é fundamental na montagem dos quebra-cabeças. É um trabalho que pode ser desenvolvido já a partir da quinta série do primeiro grau. *Uma abordagem dedutiva - são trabalhadas as demonstrações que nos garantem que os quebra-cabeças estão matematicamente corretos. Para isto são utilizadas propriedades de ângulos e paralelismo, de congruência e semelhança de triângulos, de comprimento e área. É um tratamento adequado para alunos dos últimos anos do primeiro grau. Este teorema foi demonstrado por F.Bolyai
em 1832 e, independentemente, em 1833 por G.Gerwien, um matemático alemão
amador. F.Bolyai foi o pai do famoso matemático húngaro Janos Bolyai,
criador da Geometria Hiperbólica ( também criada por Lobatchevski e Gauss. |
||||||||
|
||||||||
Os quebra-cabeças, passo a passo:
|