PRATELEIRA 2- TEXTOS EXTRAÍDOS DE SITES DISPONÍVEIS NA REDE
Aqui, você encontra todos os textos que conseguimos
disponibilizar e que fazem parte dos sites já indicados. Preparamos
estes textos, pensando que, talvez, alguns estudantes não tenham
facilidade de acesso à Internet, sendo mais confortável
encontrar, no seu material, um texto em pdf.
1)Texto Provas
extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/Prova_por_constru%C3%A7%C3%A3o
2)Texto Números
Naturais extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_natural#A_hist.C3.B3ria_dos_n.C3.BAmeros_naturais_e_o_estado_do_zero
3)Texto As
Concepções de Números Fracionários extraído
de
SILVA, Maria José Ferreira da. As concepções de números
fracionários. In: Investigando saberes de Professores do Ensino
Fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta
série". Tese de Doutorado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP,
Brasil, 2005. Disponível em:
www.pucsp.br/pos/edmat/do/tese_maria_jose_ferreira_silva.pdf
4) Texto Desvendando
os Números Reais extraído de CERRI, Cristina. Desvendando
os Números Reais (pdf). IME-USP. Novembro de 2006. Disponível
em: www.mat.ufg.br/bienal/2006/mini/cristina.cerri.pdf
5)Texto Os
Números Irracionais extraído de FRID, Hermano.
Os números irracionais. Revista Eureka. Disponível em:
www.obm.org.br/eureka/artigos/irracionais.doc
6) Algumas
Concepções de Licenciandos em Matemática sobre o
Sistema dos Números Reais extraído de SOARES, E. F.
; FERREIRA, M. C. C. ; MOREIRA, P. C. . Algumas Concepções
de licenciandos em Matemática sobre o sistema dos números
reais. In: XXII Reunião Anual da ANPEd, 1999, Caxambu, MG. Atas
da XXII Reunião Anual da ANPEd (CD), 1999. Disponível em:
http://www.ufrrj.br/emanped/Textos22/moreira.pdf
7)Texto: Lógico
e Histórico extraído de DIAS, Marisa.; COBIANCHI, Antonio
Sérgio. Correlação do lógico e do histórico
no ensino dos números reais. In: VII Encontro Paulista de Educação
Matemática, 2004, São Paulo. Anais do VII Encontro Paulista
de Educação Matemática, 2004, pag 7-10. Disponível
em: www.sbempaulista.org.br/epem/anais/co.html
8) Texto: Dízimas
Periódicas e Calculadoras extraído de DIAS,
José Roosevelt. Dízimas Periódicas e Calculadoras.
Revista do Professor de Matemática, n.14, Disponível em:
http://www.rpm.org.br/novo/conheca/14/7/dizimas.htm
9)Texto: 0,999...
É igual a 1? extraído de FAINGUELERNT, E;
VILLELA, L. 0,999... É IGUAL A 1? Disponível em:
http://www.sbemrj.com.br/spemrj6/artigos/b4.pdf
10)Texto: Ensino
de Números Relativos extraído dos PCN- Matemática
para Ensino de quinta a oitava série, 1998, páginas 97-100.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros
curriculares nacionais : Matemática /Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília : MEC /SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf
11)Texto Números
Relativos Boletim2006 extraído de MORETTI, M. (-1).(
-1) = +1 ? PPGECT/MTM/CFM/UFSCUFSC. Disponível em:
http://www.redemat.mtm.ufsc.br/reppemat/2005_pdf/boletim_2006_01.pdf
12)NETO, Fernando Raul. Duas
ou Três Coisas sobre o "Menos Vezes Menos dá Mais"
extraído de Abril de 1995 Publicação Nº 2 Trabalho
apresentado na Semana de Estudos em Psicologia da Educação
Matemática promovido pelo Mestrado em Psicologia da Ufpe, realizado
entre os dias 27 e 31 de março de 1995 em Recife, Pernambuco. Disponível
em: http://www.ufpe.br/filosofia/arquivos/10%20Duas%20ou%20tres%20coisas%20sobre%20o%20menos%20vezes%20menos%20da%20mais.pdf
Este texto trata das operações com
números positivos e negativos e traz a história da construção
destes números. É importante pois coincide com a abordagem
histórica que o nosso trabalho prioriza.
13)Texto História
da Matemática extraído de Origem dos negativos. Disponível
em:
http://www.somatematica.com.br/negativos.php
Este site traz informações sobre a história dos números.
Recomendamos, pois nosso foco, é a evolução histórica
dos conceitos da matemática.
14) Texto Uma
Introdução ao Estudo dos Números Complexos
extraído de WATANABE, R. Uma introdução
ao estudo dos números complexos. Disponível em:
http://www.hermes.ucs.br/lavia/pro/complex.htm
|