FONTES DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Este é um mini-curso oferecido pela autora, sobre números reais, contemplando e aprofundando todos os temas, que foram tratados neste módulo e que serão tratados no próximo. Recomendamos para quem desejar aprofundar-se um pouco mais.
2. DIAS, Marisa.; COBIANCHI, Antonio Sérgio. Correlação do lógico e do histórico no ensino dos números reais . In: VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004, São Paulo. Anais do VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004. Disponível em: www.sbempaulista.org.br/epem/anais/co.html Neste texto, nas páginas 7-10, os autores tratam da história da construção dos números reais.
Neste texto, o autor define e classifica os diferentes números decimais e, a partir daí, introduz os números irracionais e reais. Vai mais além, relacionando os números com medidas e com sua representação geométrica.
4. GIACOMO, Sonia. Irracionais
(pdf). Curso de Licenciatura em Biologia-EAD, UFSM. Disponível
em:
Este texto destaca dificuldades de professores e de licenciandos,
ao tratarem com números reais. Serve como alerta para a necessidade
de dar mais atenção ao tema.
|
|